Agricultores familiares buscaram conhecimentos na Fafec

fafec_16016Mais de 500 agricultores familiares da região estiveram visitando a 9ª Feira da Agricultura Familiar da Região Centro-Sul (Fafec) promovida pela Emater/RS-Ascar, que ocorreu concomitante à 50ª Expocamaquã no período de 14 a 16 de outubro, no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, em Camaquã.
O público pode obter informações sobre biodiversidade, tema apresentado na feira em função de o evento ocorrer durante a Semana de Alimentação, sendo, segundo os organizadores, sua manutenção, essencial para a segurança e soberania alimentar e diversificação na propriedade.
O técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Dom Feliciano, Eduardo Mesquita, explicou que a importância cultural desse processo consiste em fomentar e repassar o saber popular, bem como fortalecer as relações entre as famílias dos pequenos agricultores, através de laços de solidariedade, criados a partir da troca de sementes, saberes, sabores e valores culturais e ambientais, tornando a vida mais saudável.
O espaço dedicado à horta agroecológica, com troca de sementes, mudas e receitas, e a demonstração de sistemas de irrigação foi um dos mais visitados por agricultores e público em geral. De acordo com o técnico da Emater/RS de Sertão Santana, Clair Junior Schäffer isso ocorreu em virtude de estar muito ligado com as atividades desenvolvidas pelas famílias, demostrando o cultivo em um sistema agroecológico, utilizando os insumos disponíveis na propriedade através de compostagem, controle biológico e o uso adequado do kit de irrigação através do sistema de gotejo.
“Nesta diversificação, tão importante para a sustentabilidade das propriedades da região, a horta pode contribuir tanto como uma fonte de renda quanto como uma forma de proporcionar segurança alimentar para as famílias de agricultores, quando sua produção for voltada ao autoconsumo”, completou o agrônomo da Emater/RS-Ascar de Tapes, Antônio Carlos Paganelli.
A Emater/RS-Ascar trouxe ainda para a Fafec deste ano espaços dedicados ao manejo do solo, agroindústria, pecuária familiar, piscicultura, ovinocultura, meliponicultura, energia solar fotovoltaica, avicultura colonial, conservação do solo e artesanato.

Encontro de mulheres
Também ocorreu na amanhã, sábado (15/10), o 7º Encontro Regional de Clubes de Mães e Grupos de Mulheres da Região Centro-Sul que reuniu cerca de 250.
Após a solenidade de abertura o Grupo Anjos da Tradição, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Arambaré, apresentou o espetáculo Mulheres Guerreiras.
Já a nutricionista da Emater/RS-Ascar de Cerro Grande do Sul, Mariana Camargo, falou da importância de uma alimentação mais saudável e equilibrada e o cuidado com a oferta dos produtos industrializados. A nutricionista destacou ainda os perigos do sal e do açúcar para a manutenção da saúde e a possibilidade de se ter uma alimentação mais rica em nutrientes a partir da ingestão integral dos alimentos e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
Na sequência, a enfermeira e instrutora do SENAR, Gicelda Paz Loy, explicou como fazer os primeiros socorros com pessoas que se engasgam, paradas cardiorespiratórias, choque elétrico, fraturas, torções, queimaduras e outros acidentes que podem acontecer com as trabalhadoras rurais.
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) se fez presente com a palestra sobre saúde e bem-estar, que foi proferida pela assistente social, Raquiel Braz que abordou o câncer de mama, enquanto a psicóloga Giuliana Ferrão, comentou sobre auto-estima da mulher. Para ter saúde, de acordo com a assistente social, é preciso mudar de vida e que tudo é uma questão de criar hábitos”, destacou Raquiel.
O encontro serviu também como momento para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, por meio de Noemir Kultinski, disponibilizar os serviços e de apoio e orientação às mulheres.

Fonte e fotos: Emater/RS – Ascar

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios