Agricultores investem na produção semi hidropônica

Barão do Triunfo – Na localidade do Arroio Grande, interior do município, os agricultores Luis, José e Simão Franskowiaki estão produzindo tomates no sistema semi hidripônico que consiste em cultivar as plantas em estufas e dentro de vasos de plástico com substrato e casca de arroz carbonizada juntamente com o uso de fertirrigação localizada. O sistema permite grande redução no uso de agrotóxicos devido as plantas não estarem em contato direto com o solo que possui fungos patogênicos como o Fusarium sp.
Além da sanidade a precocidade de produção é outra vantagem. As plantas com 30 dias (foto) já apresentam frutos com bom diâmetro. A família também produz repolho com o uso de sombrite, além de outras hortaliças e recebem acompanhamento e orientação técnica frequente por parte dos técnicos da Emater/RS de Barão do Triunfo.
Segundo o Agrônomo Elias Kuck a perspectiva do tomate em sistema semi hidropônico é, além da redução de defensivos, obter produção na entre safra para que o agricultor possa obter preços melhores. O manejo dos fertilizantes também é elaborado pela equipe municipal conforme o estádio fisiológico da planta.
Para 2016 a família tem o projeto de iniciar com a produção de pimentão vermelho e amarelo no mesmo sistema.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios