Assinado contrato que garante R$ 50 milhões para a agricultura gaúcha

0
211

Foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, na tarde da terça-feira (13) o contrato no valor de R$ 49.384.360,35, oriundos da Caixa Econômica Federal, que vão ser utilizados para a compra de máquinas e equipamentos agropecuários para uso por municípios gaúchos, especialmente para pequenos produtores e para melhorias de estradas vicinais, auxiliando no escoamento da produção, fruto de emenda da bancada federal gaúcha, já estão empenhados pela instituição bancária. O recurso foi possível através de emenda de bancada articulada pelo secretário Ernani Polo juntamente com o deputado Giovani Cherini, líder da Bancada gaúcha no congresso, e com os demais deputados federais e senadores.
Agora inicia-se o processo de licitações para a aquisição dos equipamentos que vão contemplar tratores, retroescavadeiras, caminhões e Kits para Silagem, a serem disponibilizados para prefeituras do Estado para serviços relacionados a agropecuária. Estão previstas a compra de cerca de 200 tratores e 80 retroescavadeiras.
Os equipamentos vão ser repassados as administrações municipais conforme definição realizada pelos deputados federais e senadores da bancada gaúcha no congresso nacional.
Esta é a primeira vez que a secretaria da agricultura recebe recursos provenientes de emenda de bancada. “É uma conquista muito importante para o estado, pois temos estes recursos oriundos de emenda da bancada federal que vão permitir a aquisição de importantes equipamentos que vão ser entregues às prefeituras gaúchas através de indicação da bancada federal gaúcha para o fortalecimento da agropecuária local e recuperação de estradas para o escoamento da produção. Sabemos o quanto as administrações municipais precisam de equipamentos para lidar com as demandas da produção rural, o que, com estes recursos, estaremos viabilizando. Ressalto também o empenho da nossa equipe da secretaria da agricultura, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança, Secretaria da Fazenda, Casa Civil, Secretaria da Administração e a parceria dos deputados federais e senadores, que construíram conosco esta iniciativa”, destaca o secretário Ernani Polo.
Para o deputado Giovani Cherini, coordenador da bancada federal, “a agricultura gaúcha se uniu com a bancada em Brasília na maior entrega de maquinas da história do Rio Grande do Sul. A participação do governo do estado e do secretário Ernani Polo foi importante para que para isso se tornasse possível”.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here