Balanço das eleições 2018

0

Presidente e Governador do Estado serão decididos no segundo turno
Milhões de brasileiros foram as urnas neste último domingo dia 7, para escolher presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais. No estado de um eleitorado de 8.350.718 aptas a votarem compareceram às urnas 6.835.866 eleitores. Os votos válidos somaram 5.970.651 (87,34%). Como nenhum candidato a Presidente e Governador atingiu quantidade suficiente de votos para se eleger no primeiro turno, os gaúchos terão que voltar as urnas no dia 28 para definir a eleição no segundo turno.

Presidente será escolhido no segundo Turno
Como apontava nas pesquisas, os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) decidirão no segundo turno quem será o presidente do Brasil pelos próximos 4 anos, os dois candidatos disputam a Presidência pela primeira vez, o vencedor governará o Brasil de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022.
Durantes as campanhas eleitorais dois fatos foram marcantes e podem ter influência direta no desempenho de outras candidaturas. Em Juiz de Fora (MG) em um ato de campanha Bolsonaro levou uma facada e ficou por 23 dias internados e não pode participar de debates televisionados pela Globo. Já Haddad foi o escolhido para substituir Lula que teve o registro de sua candidatura rejeitado.

Leite e Sartori também vão para o segundo turno
O jovem Eduardo Leite (PSDB) com 35,90% dos votos está no segundo turno para disputa de Governador do Estado, seu concorrente é o atual Governador José Ivo Sartori (MDB) que ficou com 31,11% dos votos.
Os dois candidatos enfrentaram duras críticas de adversários durante a campanha. Ex-prefeito de Pelotas, o tucano foi acusado por adversários devido a denúncias de que exames preventivos de câncer de colo de útero foram feitos por amostragem por uma empresa contratada pela prefeitura. Já Sartori sofreu ataques por não pagar em dia os salários dos servidores.

Gaúchos elegem Heinze e Paim para o senado
Paulo Paim (PT) foi reeleito para o senado do Rio Grande do Sul o petista obteve 1.875.245 votos – 17,76% do total e terá como colega o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) que foi eleito com 2.316.177 votos – 21,94% do total.

27 deputados estaduais se reelegeram no Estado
A Assembleia Legislativa terá 55 deputados estaduais representando o Rio Grande do Sul, destes 27 foram reeleitos. O PT e o MDB tem o maior número de cadeiras na assembleia com 8 cada. Com 166.747 votos, Tenente Coronel Zucco, do PSL, é o mais votado.

PT tem maior número de representantes na Câmara dos Deputados
O Partido dos Trabalhadores terá 5 representantes a deputado federal na Câmara dos Deputados dos 31 possíveis, o PP e MDB estão em segundo com 4 representantes cada um. O candidato mais votado foi Marcel Van Hattem, do NOVO, com 349.855 votos.

Confira tabela com os eleitos (candidatos em azul são os reeleitos):

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here