Balonismo é a nova atração turística da Costa Doce

“Foi sensacional! Emocionante!” A exclamação é de Leandro dos Santos, diretor da agência Eco 360°- Ecoturismo e Aventura, definindo os voos de balão, em Arambaré, neste domingo, 26 de agosto.
O evento que iniciou com a Caminhada da Lua Cheia no sábado (25) atraiu turistas de diversas cidades do estado, desde a Serra Gaúcha, de Porto Alegre e do Sul do estado das cidades de Rio Grande e São Lourenço do Sul, que estiveram prestigiando essa nova modalidade do turismo que estreou na Costa Doce.
A caminhada de 15 quilômetros promoveu o encontro direto das pessoas com a natureza, no dia em que o clima contribuiu para que cada momento fosse aproveitado ao máximo e tudo virou atração, incluindo o pôr do sol no horizonte da várzea e o belo espetáculo do surgimento da lua cheia, na beira da praia.
O balonismo enfrentou um pouco de dificuldades no domingo (26) e o cronograma precisou sofrer alterações, em função dos ventos que sopravam fortes e em direção à lagoa. Tais condições não permitiram que os balões fossem inflados, inviabilizando as decolagens pela manhã e obrigando os organizadores a buscarem um novo ponto de decolagem, por medidas de segurança. Porém a tarde, com as condições favoráveis e o local seguro, os turistas puderam curtir a paisagem do alto em dois voos, com duração de 45 minutos cada e que proporcionaram uma grande aventura às 20 pessoas, no total, que reservaram seus lugares antecipadamente, incluindo o prefeito Alaor Pastoriza.
“Tivemos uma tensão inicial imaginando que os ventos poderiam não mudar, mas Deus olhou pra baixo e tivemos um final de tarde perfeito para que todos os voos acontecessem”, comemorou Leandro.

Mudança de planos
Muitas pessoas que se aglomeraram à beira da praia para assistir os voos de balão se frustraram por não conseguir assistir o espetáculo e questionaram a mudança de local das decolagens.
Neste sentido Leandro explicou que a segurança é prioridade deste tipo de evento, e por isso a decisão foi tomada, a partir de análise e discussão entre a agência, equipe de balonismo, bombeiros voluntários e gestores públicos. Ele acrescentou que já na madrugada do domingo (26) foram postadas informações nas redes sociais do cancelamento dos voos da manhã, mas que as equipes permaneceram na beira da praia, próximo ao Centro Cultura Inúbia esperando o vento acalmar e passando informações às pessoas que chegavam ao local.
Após as 14 horas as equipes seguiram pela ERS-350, sentido a Camaquã, a procura de um local adequado para fazer as decolagens e encontrou condições favoráveis em uma propriedade rural, a cerca de 10 km da sede municipal. Por volta das 16 horas o vento cessou e foi possível inflar os balões e dar início aos voos. A ausência de vento também não permitiu que os balões voassem até a cidade e os pousos ocorreram na área rural. Um comboio com cerca de 150 carros, acompanhou a movimentação, e da rodovia diversas pessoas assistiram aos voos.

União de esforço recompensada
“Valeu cada gota de suor derramada na organização do evento”, garantiu Leandro, destacando também a união de esforços de todos que estiveram envolvidos com a programação do final de semana.
O diretor da agência elogiou a união da cidade, sobretudo a parceria entre empreendedores e prefeitura municipal que fortaleceu a estrutura necessária para o sucesso da promoção. “Foi muito bonito ver essa integração de todos. A movimentação do comércio atendendo bem aos turistas, o apoio do poder público, os bombeiros voluntários, a Acar, o Comtur e o Sebrae que abraçaram esta causa, fazendo valer o velho ditado de que “a união faz a força”, considerou Leandro.

Novos planos
O trabalho da agência, junto com os demais atores, segue agora no sentido de garantir que Arambaré possa sediar o Festival de Balonismo em 2019, quando poderão voar entre 10 e 15 balões no município.
“Vamos em busca de apoios e patrocínios. Arambaré se tornará a capital do balonismo da Costa Doce”, finalizou Leandro.
Fotos: Divulgação e Regional

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios