Barão do Triunfo prepara a programação da 81ª Festa da Uva

Na noite de sáFesta-da-Uva-2016bado (23/01), ocorrerá a abertura oficial da 81ª Festa da Uva de Barão do Triunfo. O evento, organizado pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com a parceria das comunidades e apoio da Emater/RS-Ascar e prefeitura, será realizado na Praça Central do município.

Nesta edição a festa repete a Feira de Agricultura Familiar com o espaço para os estandes das agroindústrias familiares locais, contudo a produção de uva deste ano sofreu uma queda em função do clima chuvoso na época de florada e surgimento dos cachos.
A vinicultura é uma das mais antigas atividades agrícolas do município, e a Festa é uma maneira de expor os produtos de diversas famílias de agricultores, feirantes, artesãos e produtores de uva, além de associações de produtores rurais.

Como forma de incentivo aos produtores, a Emater/RS-Ascar realiza a organização dos espaços da agricultura familiar e presta aos produtores o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) ao longo do ano. Além disso, o escritório da Emater/RS-Ascar em Barão do Triunfo realiza, anualmente, uma campanha para aquisição de mudas de parreira de alta qualidade para fomentar a atividade. São distribuídas em torno de duas mil mudas por ano.

O município possui cerca de 17 hectares de parreiras que produzem as espécies Francesa, Bordô, Niágara Branca e Rose, com as quais serão produzidos sucos, vinhos, geleias, schmiers, bem como a venda in natura. A uva representa uma forma de diversificação produtiva e aumenta a atividade econômica dos agricultores de Barão do Triunfo. São esperados mais de 15 mil visitantes que, até a noite de domingo (31/01), poderão conferir shows, exposições e diversas atividades.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios