Barra do Ribeiro receberá centro cultural e terminal hidroviário/rodoviário

O município de Barra do Ribeiro completou 58 anos na última sexta-feira (17). Para comemorar a data, foi assinado protocolo de intenções para restauração do Engenho Santo Antônio, em parceria com o Clube Veleiros do Sul, de Porto Alegre. O local abrigará um centro cultural e terminal rodoviário e hidroviário. A solenidade de assinatura ocorreu no auditório da Fábrica de Gaiteiros, do Instituto Renato Borghetti.
O comodoro Eduardo Ribas na abertura do evento falou sobre a abrangência do projeto que abrigará a subsede do Veleiros do Sul, visando o desenvolvimento turístico, econômico, cultural e social do município. “A Administração da Barra do Ribeiro havia nos oferecido uma área para a construção de uma subsede do Clube. No entanto ao visitar a cidade conheci o prédio antigo do Engenho Santo Antônio desativado à beira do Guaíba e percebi que poderíamos fazer algo maior e não só para o Veleiros do Sul, mas um empreendimento para toda a população. Foi assim que fomos idealizando o Centro Cultural que contará com uma escola profissionalizante, comércio, e serviços, que certamente dará outra dinâmica a cidade e revitalizará uma parte do seu centro que estava sem uso”.
Ribas também ressaltou que para isso foi necessário buscar os parceiros certos na iniciativa privada e os agentes públicos que compreenderam que o projeto é voltado para toda a comunidade.
O prefeito Jair Machado disse que aquele ato era um momento importante para a Barra do Ribeiro e contou uma pequena história entre um menino e um pescador para mostrar a motivação de todas pessoas que acreditam nos seus ideais e na busca de um mundo melhor.
O deputado estadual Lucas Redecker, presente no ato, enfatizou que recebeu com alegria o anúncio da parceria, uma vez que a nova administração recém assumiu e já está anunciando iniciativas importantes em benefício da comunidade. “Essa parceria com a iniciativa privada serve de exemplo para outros municípios. Posso dizer, eu que frequento muito a Barra, como é bonita essa orla, que é passagem logística da zona sul até Porto Alegre e pode se consolidar como um importante entreposto, o que vai incentivar muito o turismo. Tenho muito orgulho de ser um dos deputados que representa Barra do Ribeiro. No que precisar, contem com o meu apoio”, afirmou o parlamentar.
O representante das famílias Garcia e Lazzarotto proprietárias da área do Engenho Santo Antônio, José Terra Lopes também comentou sobre transformação do engenho num Centro de Cultura que irá trazer benefícios a toda comunidade e manifestou satisfação de estarem juntos nessa parceria. O Diretor da CMPC Celulose Riograndense, Valter Lídio Nunes manifestou sobre a participação no Centro Cultural, destacando a escola de ensino profissionalizante, a busca do desenvolvimento social que faz parte da visão adotada pela empresa, assim como em outros projetos sociais onde estão presentes.
Estiveram presentes também a Comodoria do Veleiros do Sul e associados, prefeito e vice-prefeito do município, vereadores, deputados estaduais, autoridades militares, empresários, Ministério da Cultura e membros da população local.
Fonte: Ascom Dep. Lucas Redecker

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios