Câmara de Vereadores de Arambaré sofre ataque hacker

0

Fonte: Acústica FM / Rodrigo Vicente – Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Vereadores de Arambaré foi alvo de um ataque hacker nesta terça-feira (13). Um dos computadores do legislativo, que é utilizado pela presidência e para a transmissão das sessões, foi invadido e teve seu acesso bloqueado.
Conforme detalhou o presidente do Poder Legislativo, vereador Eduardo Silva (PT), o problema só foi constatado hoje pela manhã, quando o computador foi religado. “Devemos ter recebido algum tipo de arquivo por e-mai, pendrive ou, em casos mais remotos, até um acesso de fora”, afirma Silva.
O vírus é do tipo “ransonware”, que é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O resgate geralmente é pedido em criptomoedas, como o bitcoin.
A equipe técnica da câmara tentou reestabelecer o sistema, mas não conseguiu. Como o computador não é utilizado para armazenar arquivo, o equipamento será formatado. Ainda conforme o presidente, os demais computadores não foram afetados. Um boletim de ocorrência deve ser registrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.