14.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, abril 20, 2024

Cartilha apresenta questões tributárias da agroindústria familiar

Os empreendedores rurais responsáveis por agroindústrias familiares no âmbito do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e técnicos que prestam assistência técnica estão ganhando uma fonte de consulta sobre a tributação para o segmento. A partir de um trabalho conjunto e colaborativo entre secretarias de Estado, foi lançada a cartilha “Questões tributárias da Agroindústria Familiar”, que tem como objetivo instruir técnicos e beneficiários para atender a legislação e prevenir problemas com o fisco.
Em formato digital, a publicação integra uma coleção de publicações relativas ao Peaf, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Produzida por técnicos da SDR, da Secretaria da Fazenda e da Emater, a publicação é resultado de solicitações de agricultores familiares, que encontravam dificuldades para encontrar informações sistematizadas sobre uma área rica e complexa em termos de regulamentação.
A cartilha destaca a importância do planejamento tributário na condução da agroindústria familiar e aborda desde o tipo de formatação de agroindústria familiar e as diferentes relações com a legislação tributária. “Optar pela melhor forma de legalizar tributariamente uma agroindústria familiar deve ser uma preocupação de seus proprietários, tendo em vista as cargas tributárias envolvidas e os mercados a serem explorados”, informam os autores.
Conforme a SDR, o material deve ser uma opção de consulta, com uma base mínima de informações, mas não tem o objetivo de substituir outras fontes, atividades de treinamento e qualificação. No futuro, a coleção de publicações relativas ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar contemplará as partes sanitária, ambiental e previdenciária.

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS