Celebrações religiosas e festejo popular em honra a Padroeira de Tapes

0

Homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município, é uma “genuína demonstração de fé”, disse o padre Joel Nievinski Costa

Com novenas e festa, a comunidade Nossa Senhora do Carmo, de Tapes, vai celebrar os 81 anos da paróquia. A programação que conta com novenas de 06 a 14 de julho, sempre a partir das 19h30min, terá no domingo dia 15, o tradicional festejo popular. Vale destacar que após as missas será oferecido jantar e bebidas no Salão Paroquial.

No dia 16 de julho é comemorado o dia da Nossa Senhora do Carmo (feriado na cidade), e não podemos não falar dela sem atrelar a sua história a origem de um símbolo de fé da Igreja Católica, o escapulário. Segundo os católicos, foi ela quem o consagrou e de certa forma o tornou popular entre os cristãos de todo o mundo.

Para o padre Joel Nievinski Costa, celebramos esta festa em honra de Maria Mãe de Jesus, que tem como título Nossa Senhora do Carmo. “No século XIII, um dos superiores gerais da ordem foi São Simão Stock, homem de fé e grande devoto de Nossa Senhora. No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, na Inglaterra, São Simão pediu a Nossa Senhora um sinal de sua proteção que fosse visível também para os seus adversários. Teve então a visão em que Nossa Senhora lhe entrega o escapulário, com a promessa: “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”, descreveu.

Este ano a celebração terá como tema “O Sermão da Montanha”. Segundo o padre, a novena é um momento de preparação espiritual para a festa de Nossa Senhora do Carmo. “É um momento propício para a reflexão e crescimento das virtudes essenciais dos seguidores de Jesus. A escolha do tema vem para reforçar a nossa pertença a Cristo, discípulos e missionários. O sermão da montanha contém os ensinamentos de Jesus, sobre o comportamento daquele que deseja ser seu discípulo, seu modo de viver”, falou Joel.
Esta será a terceira participação do padre Joel nos festejos, sendo que para ele, esta festa “é uma genuína demonstração de fé”. “Esta é uma comunidade abençoada por Deus, que recebeu com carinho a mãe de Nosso Senhor. Os festeiros já se encontram desde o final de fevereiro para que todos possam ser bem acolhidos e todos os detalhes sejam pensados e preparados. Na proximidade iminente da festa, e com a visita das bandeiras de Nossa Senhora em nossas casas, já respiramos o clima da festa, e que todos esperamos”, destacou Joel.

A festa será no dia 15, com celebração eucarística solene às 10h, seguida de procissão e almoço festivo no Salão Paroquial. À tarde, a Banda Rota Luminosa fará a animação.

Confira a programação:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.