Comunidade baronense participou da 16ª edição dos Jogos Rurais

Barão do Triunfo – Na segunda-feira (20/03), a Associação Linha Dona Amália recebeu a 16ª edição dos Jogos Rurais, evento que já é tradicional no município e a cada ano movimenta e mobiliza um maior número de comunidades. Neste ano a data dos jogos foi mudada e ocorreu junto com a comemoração do aniversário de emancipação política da cidade, demanda das comunidades rurais, reafirmada no Conselho de Desenvolvimento Rural e Política Agrícola. Durante o dia um público superior a quinhentas pessoas esteve prestigiando os jogos que se diversificaram em sete modalidades: sinuca, torneio de laço, bocha rolada, bocha 48 e futebol masculino e feminino.

A abertura dos jogos ocorreu por volta das 09hs e 30mim com pronunciamento dos organizadores do evento Coderpa, Emater, Associação Linha Dona Amália e Prefeitura Municipal onde falaram da importância da integração entre as comunidades e foi destacado pela Emater o apoio que o escritório tem dado aos grupos organizados do município assessorando no planejamento, gestão e implementação de projetos.

Ao meio dia um suculento churrasco foi servido, acompanhado de arroz, saladas e serviço de copa.

Para Elias Chefe de Escritório da Emater a mudança na data fazendo junto com o aniversário do município foi um atrativo a mais para que as comunidades participassem “foi possível verificar o sucesso na alteração da data, em virtude do clima mais agradável, o que propiciou para o público conforto, refletindo em uma festa agradável e sossegada” enfatizou.

Para as crianças estava disponível um parque com brinquedos infláveis onde os pequenos se divertiram o dia todo.

Á tarde várias equipes com seis competidores se formaram e disputaram o cabo de guerra, gritos de incentivo e entusiasmo não faltaram por parte de torcidas das associações. A corrida de saco também foi um grande sucesso no qual o espírito competitivo se misturou com a harmonia onde o resultado não era o mais importante.

Os jogos

A competição que mobilizou maior número de atletas foi o futebol de sete masculino, oito equipes participaram e levantaram a torcida com gols e grandes jogadas. Na categoria feminino 3 equipes participaram.

O jogo de sinuca foi de alto nível do início ao fim com estratégias ousadas, várias duplas surpreenderam e venceram partidas quase perdidas.

A modalidade de bocha rolada e bocha 48 também foi acirrada, jogadores mais velhos mostraram dentro da cancha que a experiência faz a diferença na hora de arriscar ou ir com mais cautela. Para aqueles gaúchos mais tradicionais que gostam de fazer cavalgadas, manter viva a tradição do Rio Grande puderam assistir ao torneio de laço com poucos erros dos cavaleiros na hora de atirar o laço na vaca mecânica.

No final da tarde os vencedores de cada modalidade receberam as premiações, medalhas e troféus.

Para o extensionista da Emater Edgar Machado o evento é de grande importância porque fortalece o vínculo comunitário, promove a inserção social, fomenta as práticas esportivas e é grande incentivador do associativismo no meio rural. E para a associação, este foi um grande momento de confraternização do grupo para fortalecer os laços de amizade e união dentro da comunidade.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios