20 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, março 29, 2024

Conhecendo um pouco da história da Banda Teifke

Procurando resgatar um pouco da história da Banda Teifke, o jornal Regional hoje Portal ClicR, esteve na pessoa do amigo Figura, conversando com Adroaldo Teike e seu filho Vitor Teifke, matéria feita que circulou no jornal impresso em janeiro de 2018, onde nos relataram um pouco da origem da Banda, conhecida em toda nossa região. A família Teifke em Sertão Santana é descendente de Germano Teifke Filho, que veio da Alemanha, da região de Poman com seus pais e irmãos. Instalaram-se em Porto Alegre e por volta de 1878 fixaram-se em Sertão Santana, Dobrada.

Germano Teifke ficou em Porto Alegre onde trabalhava nos navios e ai conheceu Madalena Raab, que naquela época também trabalhava na capital. Depois de algum tempo de namoro casaram-se e vieram a morar com seus pais na localidade hoje conhecida como Dobrada.

O casal construiu sua própria casa, tiveram 11 filhos, sendo eles: Olga, Alberto, Alfredo, Alma, Amanda, Arthur, Ema, Joana, Henriqueta, Afonso e Luiza. Ainda segundo informações Germano além de agricultor foi fundador da “Sociedade Cantoria União Cultural”.

A cantoria iniciou sendo dirigida pelo seu filho mais velho, o Alberto. Os ensaios e também as festas anuais eram feitas na casa de Germano que sempre foi grande incentivador da continuidade desta sociedade.

 Surgimento da Banda Teifke

Hoje a sede da Sociedade está localizada em uma área doada pelo Srº Arthur Teifke, filho de Germano, a banda que todos conhecem como Banda Teifke surgiu oficialmente no dia 26 de dezembro de 1926, também começou com o filho mais velho de Germano, o Alberto, este foi tocar com a Banda então existente de Augusto Huff, após aprender ensinou seus irmãos o que não foi difícil, e deram inicio a Banda Teifke.

Foto de 1926: Alfredo Litz, Arthur Bonnes, Arthur Teifke, Alberto Teifke, Afredo Teifke, Júlio Schone e Oto Lösch.

Mais tarde, Arthur passou a dirigir a Banda onde ficou regente até o fim de sua vida, seu filho Adroaldo, um dos entrevistados desta matéria lembra de fatos marcantes e comuns naquela época onde muitas vezes a Banda se locomovia com carroças até os eventos solicitados, em alguns casos um trator puxando dois reboques com a Banda, o dono do evento quando contratava a Banda sempre chegava de cavalo, pois não era comum veículos naquele tempo.

 Tocando nos Kerbs

Outro fato marcante para os integrantes da Banda Teifke foi os conhecidos “Kerbs”, evento com três dias de festa, que também marcou muitos moradores e deixou saudade, em Sertão Santana muito ocorreu tal evento na localidade da Dobrada. O evento por ser muito famoso naquele tempo chegava a juntar cerca de mil pessoas, ocorrendo na sexta, sábado e domingo explicou Adroaldo.

Lembra também de algumas brincadeiras que se fazia no decorrer do evento como uma madeira verde ensaboada no meio do salão e um relógio lá na ponta, quem conseguisse subir lá e pegar o objeto era dono. Também se escondia uma garrafa de wiski ou champagne quem achasse também era dono.

“Me lembro que nos Kerbes a banda iniciava a música começando a escurecer, parávamos somente para jantar e encerrávamos amanhecendo o dia, isso se repetia nos três dias de evento, claro que entre uma música e outra os componentes tomavam um chopp e prosseguia a música” explicou Adroaldo.

Modificações

Com o passar do tempo a Banda Teifke não conseguiu resistir somente ao ritmo típico, tendo que mudar para Integrasom Teifke, momento em que se deu a integração de outro Conjunto com músicos de Mariana Pimentel e Barão do Triunfo, voltando com muita força para os baile da região. E a poucos dias a Banda Integrasom Teifke também findou, sendo fundada em seu lugar por Vitor Teifke, filho de Adroaldo Teifke a terceira geração a Banda “Estação G3“, contudo é importe deixar claro que a Banda Típica Teifke continua com as atividades. E para quem quer algo mais em conta para o evento Adroaldo também fala que tem o “Grupo Animação”

“É muito gratificante para nós quando percebemos que o público gostou de nossa apresentação é algo que não tem como descrever, sem falar nos elogios e o carinho que recebemos de cada um” comentou Adroaldo.

 Foto de comemoração dos 65 anos da banda

Em meios as relíquias fotográficas de Adroaldo encontramos uma foto em que Banda esta comemorando seus 65 anos de existência no ano de 1991, na ocasião a festa foi comemorada em sua sede na “Sociedade Cantoria União Cultural” localizada na linha Alfredo Silveira, na foto que ilustra os 65 anos da Banda Teifke percebe-se no palco a presença da Banda Raab que aceitou o convite e confraternizou com os amigos de profissão animando o ambiente com muita música.

Foto 65 anos: Armando Teifke, Daniel Pinzon, Arnulfo Teifke, Arthur Teifke, Alfredo Teifke, Roberto Teifke, Leonel Teifke, Hugo Bonnes, Cafuringa, Ivinho, Maldos Huff, Adroaldo  Teifke e Flávio Schwalm.

 65 anos da Banda Teifke: Dentre os muitos fás da Banda Teifke Adroaldo lembra muito bem de um em especial que em todo evento que a Banda se apresentava independente de onde fosse, sempre pagava um barril de chopp para os integrantes, se tratava de Venuto Dalbém, que foi lembrado com muito carinho deste, que sempre prestigiava a Banda.

Foto da Banda Teifke na Festa da Primavera

Provavelmente uma das últimas apresentações da Banda Teifke onde antes era realizada a festa da Primavera no Mato do Bischoff, onde muitos sertanenses comentam da boa festa que era realizada num extenso campo em meio as sombras das árvores. Neste local Adroaldo tem uma foto da banda e comenta das inúmeras apresentações que fez e até hoje continua fazendo, contudo a Festa da Primavera hoje é realizada em um outro espaço.

Foto Banda Teifke: Clóvis integrante emprestado, Maldos Huff, Adroaldo Teifke, Roberto Teifke, Arnulfo Teifke, Ivinho, Hugo Bonnes, Airton, Armando Teifke, Arthur Teifke e Leonel Teifke
A extinta formação da Banda Integração Teifke, na ocasião animando a Festa dos Sócios do Clube Tiririca dia 17 de fevereiro de 2013
PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS