Em construção os microaçudes do Segunda Água

microacudes1Cerro Grande do Sul – Enquanto caminhava sobre a taipa dos microaçudes dona Justina Bender, moradora de Pessegueiros, ia fazendo os planos para a criação de peixes e utilização da água para irrigação das hortaliças que pretende cultivar nas lavouras próximas ao reservatório de água. A agricultora é uma das beneficiadas do Programa Segunda Água no município de Cerro Grande do Sul, onde as obras estão em andamento e a meta é atender 25 propriedades.

O programa Segunda Água visa à implantação de tecnologias sociais voltadas ao acesso à água para a produção de alimentos e à segurança alimentar e hídrica de famílias em situação de vulnerabilidade social no meio rural do Rio Grande do Sul. Resultado de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da SDR, no ano de 2013, o programa possibilita a construção de cisternas e microaçudes e a instalação de sistemas simplificados de irrigação.

As obras do programa na região Centro Sul se iniciaram em 12 de setembro no município de Chuvisca, passaram por Camaquã e ainda serão beneficiados os municípios de Dom Feliciano, São Jerônimo e Sertão Santana, totalizando 153 microaçudes. Em todo o Estado, está prevista para essa etapa do programa a construção de mais de mil açudes para irrigação e piscicultura.

Emater desenvolve atividades do programa

Durante a 8ª Feira da Agricultura Familiar da Região Centro-Sul (Fafec), que ocorreu de 30 de setembro a 4 de outubro, em Camaquã, diversas atividades do Segunda Água foram desenvolvida por técnicos da Emater aos beneficiários do programa. No local destinado às atividades de irrigação na feira foi instalado um kit simplificado de irrigação por gotejamento similar aos que serão instalados nas propriedades onde estão sendo construídos os microaçudes.

microacudesAinda na oportunidade foram ministradas oficinas aos beneficiários do programa quando foi apresentado o kit de irrigação e explicados funcionamento, características, cuidados e benefícios da utilização e repassadas informações e demonstradas práticas em áreas como conservação do solo e da água, biodiversidade e agroecologia.

As atividades fazem parte das ações da capacitação em gestão da água para a produção de alimentos e sistema simplificado de manejo da água. A Emater é conveniada da SDR para execução das atividades de elaboração dos projetos, assistência técnica e capacitação das famílias, entre outras metas do convênio.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios