Emater mostra integração de atividades na Expoagro Afubra

Bovinocultura, ovinocultura, fruticultura e artesanato, atividades que se complementam e podem ser desenvolvidas juntas nas pequenas propriedades rurais, agregando valor, além de instalações e manejo sanitário, são foco da parcela da pecuária familiar na Casa da Emater na Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

No local, os visitantes podem conferir instalações para ovinos que são simples, práticas, econômicas e eficientes e que o próprio produtor pode construir (equipamentos e mangueira). “A mão de obra hoje é uma dificuldade, então o produtor pode trabalhar sozinho, bretar, tratar, medicar, apartar, todo manejo necessário ele consegue fazer nessas instalações”, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Bonifácio Gomes.

Segundo ele, as instalações também requerem sombra para um manejo dos animais com conforto. “Então recomendamos fazer fruticultura junto das instalações para os animais, pode usar uva, maracujá, nogueira pecã, é mais um produto da propriedade e é um conforto a mais para os animais”, salienta o agrônomo, complementando que o artesanato em lã, que está sendo demonstrado no local, pode ser mais uma atividade. “Estamos simulando o que é possível fazer na propriedade, agregando renda na atividade de pecuária. São atividades complementares”, afirma.

Na parte sanitária, o público também recebe informações sobre controle do carrapato, que hoje é o principal problema na bovinocultura de corte e leite, verminose ovina e hidatidose humana. Além de mostrar de forma didática o ciclo do parasita que está na pastagem, é apresentado um conjunto de ações de controle do carrapato, que inclui manejo de pasto, do animal, de criação e os acaricidas que são utilizados. Para receber a recomendação do princípio ativo para o qual o carrapato de determinada propriedade é sensível, é preciso fazer o biocarrapaticidograma, um teste gratuito, que o produtor só gasta com o envio da amostra, e cujo laudo fica pronto em, aproximadamente, 45 dias.

Fonte: Emater/RS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios