Emater orienta o manejo do solo na Expodireto

Nenhuma cultura tem bons resultados se não tiver um solo de qualidade. Para mostrar como é possível elevar a produção com um bom manejo do solo a Emater/RS-Ascar está com área demonstrativa de plantas de cobertura no sistema de rotação de culturas e orientação sobre fixação biológica de nitrogênio. A parcela técnica encontra-se na área da Emater/RS-Ascar dentro da Expodireto Cotrijal, que segue até sexta-feira (15) em Não-Me-Toque.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Rafael Goulart Machado, a cultura da soja propicia importantes retornos econômicos para as propriedades rurais do Rio Grande do Sul, sendo a principal cultura agrícola do Estado. No inverno, grande parte de nossos solos fica descoberto ou com cobertura escassa, proveniente de plantas espontânesas do período de inverno. Esse baixo investimento em plantas de cobertura no inverno, juntamente com a rápida decomposição da resteva da soja, associadas à baixa penetração no solo das raízes da cultura da soja, ocasiona alguns problemas estruturais no solo, como por exemplo a compactação e maior suscetibilidade das culturas a estresses hídricos, devido ao menor estoque de água no solo, explica.

Na Expodireto estão sendo apresentadas alternativas de plantas mais propícias para a rotação de culturas que tem como objetivo construir mais porozidade do solo, além de reduzir ciclos de doenças. No verão, pode ser usada a crotalária, o trigo morisco e a soja perene exemplifica Goulart.

Na parcela Solos o visitante poderá ver uma pequena área com soja, milho e culturas para a rotação já desenvolvidades e como os processos apresentados podem melhorar a produtividade de diferentes grãos, além visualizarem a inoculação em diferentes estágios.

Fonte: Emater/RS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios