Escola Fortaleza recebe visita de índios da Aldeia Guapoy

0

Cerro Grande do Sul – Durante a quinta-feira (19) alunos da escola Municipal Fortaleza participaram de atividades alusivas ao dia do Índio e receberam alunos da aldeia Guapoy de Barra do Ribeiro.

Um grande grupo com 43 pessoas, entre adultos e crianças da aldeia participaram das atividades respondendo as curiosidades sobre as vivências indígenas.

Palestras, músicas, dança e exposição de artesanato mostraram um pouquinho sobre os índios. A maioria dos integrantes deste grupo eram alunos da escola Tekoa Guapoy.

Desde 2013 após terem sidos impactados com a duplicação da BR 116, trecho sul (Guaíba – Pelos /RS) a comunidade conseguiu uma área de 91 hectares dando o nome de Guapoy que significa Figueira, a principal árvore chefe do mato. No local moram em média 140 pessoas.

Localizada próximo da BR 116, no município de Barra do Ribeiro, a Aldeia não possui muita mata o que limita a caça, e se mantem economicamente da venda de artesanato.

Antes de retornarem, os visitantes fizeram um convite para os alunos da Escola Fortaleza visitarem a aldeia para trocarem vivências e conhecimentos na comunidade indígena.

Confira mais detalhes na edição impressa desta semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.