22.3 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, abril 18, 2024

Escolas estaduais elegeram novas direções

Na terça-feira, 27 de novembro, foram promovidas eleições para diretores e vice-diretores nas 2,5 mil escolas estaduais do Rio Grande do Sul. O processo eleitoral, que mobilizou a comunidade escolar e definiu os gestores pelos próximos três anos, aconteceu simultaneamente em todas as instituições de ensino mediante votação direta com chapas inscritas.

Na medida em que as apurações seguem ocorrendo as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) vão repassando os resultados para a Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Além disso, 454 instituições de ensino não tiveram chapas inscritas e, neste caso, a Secretaria da Educação (Seduc) irá indicar o gestor a partir de critérios de titularidade e antiguidade do quadro docente da escola.

Em 10 estabelecimentos não houve quórum e a eleição será realizada na próxima quarta (5). A previsão é de que a divulgação do resultado final do pleito, com a apuração dos votos restantes, inclusive da capital, ocorra nesta quinta (29).

Novidade

A novidade deste ano é o curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Seduc oferece. A finalidade é trazer informações sobre o funcionamento da Secretaria da Educação, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedagógico, além de conteúdo voltado para a liderança e comunicação (media-training). A carga horária de 120 horas é dividida em três etapas, sob a forma de Ensino à Distância (EAD), em plataforma digital específica, com a inclusão de cases em cada um dos módulos. Os novos diretores e vice-diretores tomarão posse ainda neste ano.

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS