FETAG cobra ações do ministro Padilha

0
81

Fonte: Ascom Fetag / Foto: Romeiro Cunha
O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, participou na amanhã da quinta-feira (17), em Brasília, de audiência com o ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, e toda sua equipe de governo. O vice-presidente da CONTAG, Alberto Broch, também esteve presente, além de outros diretores, a assessoria do deputado Heitor Schuch e a senadora Ana Amélia. Em pauta foi possível colocar todas as apreensões dos agricultores familiares no que diz respeito a Plano Safra, juros, seguro agrícola, compras governamentais e garantia de preços.
A Lei 13.606, que dá direito aos produtores obterem desconto entre 40% a 80% para liquidar as parcelas de operações de crédito rural, também foi defendida e cobrada de forma veemente. “Se tem dinheiro para o Funrural dos grandes, tem que ter para os pequenos. Não aceitaremos o grande ser beneficiado e nós prejudicados”, completou Joel.
As lideranças aproveitaram a oportunidade para pedir ao ministro a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além de reforçar o pedido para desburocratizar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Na questão do INSS Digital, que seja dada autorização aos presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para que possam realizar a Certificação Digital sem a necessidade de um advogado. Ainda foi questionado o problema enfrentado para obtenção de agendamento junto ao INSS, pois o tempo de espera é muito longo, sendo que uma perícia pode levar mais de dez meses.
Na segunda-feira, dia 21, às 11h30min, ficaram marcadas audiências com o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame, para discutir INSS Digital, além de encaminhamentos de benefícios. No dia seguinte uma nova audiência com Casa Civil e SEAD para discutir Plano Safra.
Joel finalizou afirmando que valeu a pena a reunião, pois dará seguimento às discussões. O dirigente entrou ao vivo no 8° Grito de Alerta e fez um completo relato aos agricultores familiares por volta das 14h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.