Grupo Cerro Verde recebe parecer favorável a certificação orgânica

Cerro Grande do Sul – Na quarta-feira (25) de janeiro de 2016, agricultores orgânicos de Cerro Grande do Sul receberam visitas técnicas em suas propriedades para avaliação de conformidade da produção orgânica.

Participaram das visitas os agricultores Loro Natal Bosembecker, de Morro Redondo/RS, Enio Nilo Schiavon, de Pelotas/RS, os técnicos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Núcleo Pelotas, Zamir Cardoso Saraiva e Germano Ehlert Pollnow, representantes da comissão de ética do Núcleo Sul da Rede Ecovida de Agroecologia.

O parecer da comissão de ética foi favorável à certificação das sete famílias vinculadas ao Grupo Cerro Verde. A Rede Ecovida de Agroecologia trabalha com a certificação participativa de produtos orgânicos, a qual envolve agricultores, consumidores e técnicos em uma rede atuante nos três estados do sul do Brasil e no sul de São Paulo.

Este parecer favorável foi o primeiro passo para que os produtores do Grupo Cerro Verde sejam certificados como orgânicos.
O certificado permite que essas famílias comercializem seus produtos orgânicos em supermercados, varejos, feiras, mercados institucionais, entre outros.

O Grupo Cerro Verde já possui cadastro junto ao Ministério da Agricultura, porém tal cadastro permite apenas a comercialização direta aos consumidores, como feiras e mercados institucionais. As família pertencentes ao Grupo Cerro Verde são representadas pelos seguintes agricultores: Fátima da Silva Carvalho, Ivone Anderle, Maria Aparecida da Silva, José Francisco Adolpho Andrade, Elton Bandow, Wagner Solka Bandow e Célia Clair Renz. Tiveram participando da reunião o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater-RS/ Ascar. O encontro ocorreu na propriedade de agricultora Ivone Anderle.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios