Inaugurada a ampliação da ESF Antônio Moscardini Netto

Cerro G. Sul – A comunidade de São José e região, interior do município, pode comemorar o aporte que recebeu na infraestrutura de saúde local. Na tarde de quarta-feira, 11 de maio, foi inaugurada a ampliação do prédio da ESF Antonio Moscardini Netto.

Foram investidos R$ 125,6 mil na obra, recursos financeiros oriundos do Governo Federal, via Ministério da Saúde, que foram aplicados pelo município através de empresa contratada via certame licitatório. O prédio antigo foi ampliado com a construção de um consultório ginecológico, dois banheiros e uma sala para reuniões.

Na solenidade Dona Darci Costa Moscardini, 91 anos, foi homenageada ao cortar o bolo inaugural da obra e deu um exemplo de civilidade quando entoou de ponta a ponta o Hino Nacional Brasileiro. Foi ela quem doou o terreno à prefeitura para a construção do prédio da ESF e é esposa do saudoso Antonio Moscardini Netto que empresta o nome à instituição. “Quando meu marido era vivo sempre manifestou o desejo em doar o terreno para que fosse construído um posto de saúde na comunidade, portanto realizei essa doação com muito gosto. Hoje estou contente em ver essa obra valorizada e ter sido ampliada”, disse Dona Darci.

A secretária municipal da saúde, Denise Brock, iniciou a solenidade falando da satisfação em poder oferecer mais conforto aos moradores da comunidade que procuram atendimento e destacou que uma equipe com oito agentes comunitários, um médico clínico geral, uma dentista, uma auxiliar de saúde bucal, uma técnica em enfermagem, uma enfermeira e uma recepcionista, fica à disposição dos pacientes diariamente de segunda a sexta-feira na ESF, além de atendimento ginecológico quinzenal (quartas-feiras).

A vice-prefeita Marlene Heidrich lembrou que a obra vai beneficiar inclusive os usuários da UBS central de modo que atendendo um número maior de pacientes desafogará a unidade do centro, para tanto fez um apelo para que as pessoas da comunidade busquem atendimento no local. “É importante que as pessoas daqui sejam atendidas aqui, pois estamos oferecendo a estrutura e profissionais competentes para isso e assim diminui a demanda na unidade central e todos saem ganhando com um atendimento melhor”, concluiu.

Já o prefeito Sergio Silveira da Costa classificou a inauguração como um dos atos mais importantes do seu mandato e lembrou que brevemente mais dois prédios de ESFs serão inauguradas no município, um no Brasino outro na sede municipal, trazendo grandes benefícios aos usuários da saúde municipal. Destacou ainda os investimentos municipais no setor da saúde. “Somos orientados a investir no mínimo 15% do orçamento em saúde e atualmente temos elevado esse percentual a 30% em média, pois entendemos que este é um setor prioritário aos nossos munícipes”, considerou o prefeito.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios