Maquete na Expoagro mostra funcionamento de uma agroindústria familiar

Visitantes que circulam pelo Espaço Casa da Emater na 19ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, têm a oportunidade de conhecer, na parcela (na área) de Agroindústria Familiar, uma maquete de um empreendimento voltado para esse tipo de atividade.

Construída com base nas orientações do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com o governo do Estado, a miniatura apresenta as especificações técnicas para construções desse tipo, que vão desde a exigência de um pé direito de no mínimo três metros até a adoção de paredes moveis e o uso de materiais que não retenham água.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Celita Peterson explica ainda que os empreendimentos devem respeitar um fluxo de entrada da matéria-prima, passando pelo processamento até chegar a expedição. “A maquete também sugere formas para a disposição de equipamentos, com salas que devem ser bem ventiladas e com prédios cercados para evitar o acesso de animais”, comenta Celita. “A planta para uma construção do tipo também pode ser obtidas por meio do Peaf”, observa a extensionista.

No local os visitantes também podem ter todas as informações sobre o Peaf, que busca possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, com melhoria de renda e de condições gerais de vida das famílias. “O programa busca contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socioeconômicos das famílias, apoiando-as para que deixem a informalidade e que tenham acesso a pontos de comercialização”, explica Celita.

O Programa de Agroindústria Familiar facilita o acesso a projetos financeiros e ao serviço de assistência técnica e extensão rural do estado, legalizando os empreendimentos nas esferas sanitária, ambiental e fiscal e possibilitando o uso do selo Sabor Gaúcho.

Por meio do apoio da Emater/RS-Ascar, os agricultores também podem participar dos cursos oferecidos pelos centros de treinamento da instituição. Capacitações em Gestão de Agroindústrias, de processamento artesanal de carne suína, de panificação e de massas frescas e salgadas, entre outras são oferecidas em diferentes regiões do Estado.

Texto: Tiago Bald/ Emater/RS-Ascar – Edição: Léa Aragón/ Secom

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios