Meninas do balé de Andriéli Gimenes ganham destaque na região

0
663

O amor pela dança tem se propagado na região entre as meninas por conta das aulas de balé da professora Andriéli Gimenes, de Barão do Triunfo, que vem trabalhando com diversas turmas dos municípios de Barão do Triunfo, Cerro Grande do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana (Mato Bier) ensinando às pequenas bailarinas que as integram os primeiros passos desta arte que encanta pequenos e adultos.
Durante o mês de dezembro o balé ganhou ainda mais evidência nestes municípios pelo fato das solenidades de formaturas destas turmas, em eventos que contaram com apresentações, homenagens, entregas de certificados e confraternizações. A participação das bailarinas em apresentações natalinas também chamaram a atenção de um grande número de pessoas que participaram destes eventos.
A primeira formatura do ano aconteceu em Barão do Triunfo, no domingo, 17 de dezembro, nas dependências do salão paroquial da igreja N. Sra. do Rosário, onde foi concedido o certificado a 16 pequenas formandas, incluindo as alunas de três turmas locais e de uma turma de Mato Bier, localidade da divisa entre os municípos de Mariana Pimentel e Sertão Santana.
Já a formatura das meninas de Cerro Grande do Sul ocorreu na quarta-feira, 20 de dezembro, no clube Cruzeiro do Sul. Desta feita foram 30 as garotas que completaram a etapa proposta pela professora Andrieli.
Em ambas as solenidades um bom público composto pelos familiares e amigos das formandas estiveram prestigiando as belas performances das jovens bailarinas que no palco representaram em dança diversos temas referentes a nacionalidades distintas. Alunas das turmas de um município estiveram participando da formatura da outra.
As formaturas tiveram também homenagens a jovem professora Andriéli Gimenes, de 17 anos, que com muito graça e domínio comanda todas suas pequenas alunas e extrai delas suas potencialidades, embora algumas ainda nem tenham largado a chupeta.
A professora revela que começou a fazer aulas de balé aos 06 anos de idade, em Barão do Triunfo, e que este estilo de danças sempre a fascinou. “Sou apaixonada pela arte da dança desde pequena, então quando acabaram as aulas aqui no município resolvi seguir em uma escola particular, em Porto Alegre, no Balé Vera Bublitz, onde ainda tenho minha formação” contou.
Já aos 14 anos, a pedido de algumas mães de meninas de Barão do Triunfo, Andriéli começou dando aulas na cidade. No segundo ano ela já recebeu convites para trabalhar com turmas no clube Boa Esperança, em mato Bier, e neste último ano, 2017, foram as mães de meninas de Cerro Grande do Sul que fizeram o convite e ela aceitou.
De acordo com especialistas em danças, o balé clássico é um estilo que contribuiu muito com a postura, condicionamento físico e disciplina de seus praticantes, especialmente se a atividade for iniciada ainda na infância, considerando que os treinamentos minuciosos e a exigência de empenho e dedicação são requisitos que vão além do preparo físico, mas também desenvolvem a inteligência emocional dos bailarinos, que pode inclusive fazer a diferença na formação profissional dos praticantes deste tipo de dança.
Foi justamente essas características do balé, segundo Maris Trescastro Zenker, mãe da Martina, de Cerro Grande do Sul, que levou com que as mães tivessem a iniciativa de propor as aulas de balé na cidade e matriculassem as filhas nas aulas. “Estamos muito satisfeitas com o resultado. É gratificante ver como as meninas gostam do que fazem e se esforçam para fazer bem feito, além do quanto isso contribui para o desenvolvimento pessoal de cada uma. A Andriéli é uma professora muito querida e com enorme humildade, ao mesmo tempo que requer a entrega das meninas aos ensaios para que atinjam seus objetivos”, concluiu Maris.

Confira galeria com alguns dos momentos do balé:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here