Noite de Natal Luz e Canto movimentou a praça (com galeria de fotos)

0
278

Cerro Grande do Sul – A praça Admar Amazonas Coutinho de Oliveira, no centro da cidade, foi palco de muita animação, encanto e alegria, na noite desta quinta-feira, 21 de dezembro, proporcionados pela Festa de Natal do município, evento que integrou o projeto Natal Luz e Canto, coordenado pelo departamento de cultura da prefeitura municipal e com intensa participação e patrocínio do comércio local.
A rua em frente a praça também foi reservada para as atividades e já por volta das 20h30min todos os espaços estavam tomados pelas pessoas que foram se reunindo para prestigiar a programação preparada pelos organizadores.

O evento iniciou com o sorteio de prêmios promovido pelos comerciantes locais que aderiram ao projeto e que brindaram seus clientes com produtos ou serviços, a partir dos cupons dispostos nas urnas. Foram muitos brindes e um grande volume de ganhadores.
Em nome da Câmara de Municipal, a vereadora Liziane Schmidt fez a entrega de uma placa de homenagem a Maria do Carmo Trescastro, a Mima, coordenadora do departamento de cultura do município, ligado a secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec), e quem esteve a frente do projeto buscando os parceiros e organizando os encontros e as ações.
A vereadora agradeceu a inciativa e deixou uma mensagem a todos. “Lembrem-se que, muito mais que presentes, precisamos de paz, de amor, de nossos pais e filhos. Todos precisamos de um abraço muito carinhoso”, concluiu.

Para Mima a festa foi a coroação do trabalho, da união e do esforço de toda a comunidade que esteve envolvida. “Nossa comunidade confirmou que o slogan criado para nosso município condiz com a realidade. Foi a soma da diversidade política, cultural, racial, religiosa, ideológica, enfim, que construiu este evento lindo. As doações também retratam isso. Entre trinta e cinco centavos e duzentos reais, todas tiveram o mesmo valor e relevância. Parabéns Cerro Grande do Sul. A palavra que resume o evento: GRATIDÃO, GRATIDÃO, GRATIDÃO”, destacou a coordenadora.

A festa seguiu com as apresentações artísticas, quando o grupo da terceira idade Cerro da Fortaleza representou o nascimento de Cristo, com uma performance que reuniu dança, coreografia e encenações teatrais.

Show que também encantou o público foi o do garoto Eduardo Rech Sonemann, de apenas cinco anos de idade, que com uma gaita quase do seu tamanho tocou e cantou duas músicas, recebendo os aplausos e elogios de quem assistiu. Filho de Edimara Rech e Euclides Sonemann, o menino é apaixonado por música e já demonstrou que tem o dom para a atividade artística.

A educação fiscal também esteve em evidência na festa natalina. Primeiro quando estudantes de diversas escolas do município encenaram uma peça teatral criada pela professora Simone Solka, que destacou a importância do consumidor pedir a nota fiscal ao efetuar suas compras, sendo que os impostos arrecadados se convertem em benefícios para a população. Também foram sorteados os prêmios da campanha municipal de Educação Fiscal promovida pela secretaria municipal da Fazenda e Smec.

O momento mais marcante e esperado da festa foi um show a parte quando cinco Papais Noéis chegaram à praça conduzidos por um grupo de motoqueiros da cidade. O barulho estridente dos motores chamou a atenção de todos e o brilho nos olhos de crianças e adultos parecia iluminar ainda mais a noite festiva. Os Bons Velhinhos foram recebidos pelo público com muito carinho e logo foram cercados pelos “baixinhos”. Cinco grandes caixas de presentes chegaram em seguida transportadas pelos taxistas e enquanto quatro dos Noéis distribuíam os presentes para a criançada um deles espalhava o carinho a todo mundo que queria um abraço ou tirar uma selfie.

Uma praça de alimentação e um espaço com brinquedos para a criançada completou a festa que seguiu até altas horas da noite muito animada. Ao final o barulho das motos se misturou aos aplausos do público quando os Papais Noéis deixaram a festa após distribuírem os presentes.

Mima disse que pela manhã desta sexta-feira, 22 de dezembro, os Papais Noéis estiveram também nas localidades de Brasino e Garambéu fazendo a distribuição dos presentes que restaram. Estas comunidade também integraram o projeto e com a participação dos moradores e entidades locais as ruas foram enfeitadas para o natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here