Novo currículo para Educação Infantil e Ensino Fundamental será conhecido na segunda-feira

0

Fonte: Ascom Seduc – Foto: Gustavo Gargioni
A versão final do novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul será conhecida na próxima segunda-feira (17), durante evento no auditório do Ministério Público, às 13h30, em Porto Alegre. O currículo está previsto para ser implantado no estado em 2019.
Na ocasião, integrantes da Comissão Estadual de Mobilização para Implementação do novo currículo irão apresentar o resultado do trabalho, que teve a participação de mais de 100 mil professores. Durante o período de contribuição, os educadores apresentaram sugestões para o documento denominado Referencial Curricular Gaúcho.
“Este é um processo que estamos trabalhando desde o início do ano. Agora o documento final está pronto e será apresentado para a sociedade”, explicou a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Sônia Rosa.
Os debates sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foram iniciados ainda em dezembro de 2017. Desde então, de forma pioneira no país, o Rio Grande do Sul iniciou a sua construção de forma compartilhada entre as redes municipal, estadual e escolas privadas, por meio de uma parceria inédita entre o governo do Estado, União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS).
No período, foram realizados encontros de trabalho nas escolas, em duas ocasiões, quando os professores se dedicaram exclusivamente a estudar e oferecer sugestões para o novo currículo. O documento também recebeu sugestões pela internet, por meio de uma plataforma exclusiva e foi alvo de uma consulta pública online.
“O Referencial Curricular Gaúcho é uma das respostas que preparamos com muito trabalho e de forma integrada para a melhoria da educação do Rio Grande do Sul, que avança pelo lado certo, que é o pedagógico”, ressaltou o secretário de Educação, Ronald Krummenauer.
No dia 26 de setembro, o novo currículo deverá ser aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.

BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, funções complementares: a Base dá o rumo da educação, enquanto os currículos traçam os caminhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.