O Gaúcho e os Butiazais II – Por Rodrigo S. Moraes

0
Sequência de três peças que formam uma cena

Tapes – De setembro a dezembro Rodrigo Subtil Moraes apresenta a Mostra O Gaúcho e os Butiazais II, uma ideia que surgiu no inicio de 2015 quando o artesão desenvolveu técnicas de pinturas com secagem mais rápida sem prejuízos em tons e conservação das peças.

Entenda um pouco sobre a mostra que está completando 3 anos
Em fevereiro de 2015 a ideia de criar uma exposição com peças diferentes de tudo o que o artesão havia visto deu origem a mostra envolvendo novos elementos, além da figura do gaúcho e do cavalo. Naquela época muitos foram os desafios pois era necessário criar algo ainda não pensado e que mais tarde nos anos seguintes tomou grande proporção.
Esta primeira mostra se estendeu de setembro de 2015 a maio do ano seguinte, envolvendo quatro municípios em mais de 30 diferentes eventos entre palestras, fóruns e festas de aniversários de municípios.
Neste mesmo ano o artesão deu inicio a sua primeira e mais popular coleção composta de 14 peças, “O Gaúcho sem Cavalo”, em painéis com tamanhos entre 70cm e 80cm x 80cm.
Em 2016 atendendo a pedidos, Rodrigo apresentou a segunda coleção com o tema “O Gaúcho e os Butiazais I”. Foram oito peças que percorreram vários municípios da região em CTGs, escolas e eventos estudantis.
O respeito e admiração pelas mostras foram conferidos nos anos seguintes o que fez com que a cada ano novas propostas fossem esperadas pelos apreciadores.
Com o ganho em popularidade regional, o artesão mergulhou mais fundo e apresentou, em 2017, a terceira exposição: “Lanceiros Negros I”.
Conectado com a nova realidade digital e encarando os desafios do mercado online, Rodrigo também atendeu ao público da internet, com uma exposição totalmente virtual, ou seja, apresentada em um teaser (vídeo de curta duração) com 39 segundos, disponível em diversas plataformas e que permitiu que o tema abrangesse um público de diversas faixa etárias.
Rodrigo Moraes destaca que em todos os três anos de mostra, cenas de paisagens com o elemento principal os butiazais, estão presente em todas as peças.
“No início eu apenas pensava em algo diferente para entreter o público em geral mas já nas primeiras exposições o nível de exigência do público, sugerindo novas ideias, me estimularam a seguir em busca de novas temáticas abordando não só a história, mas também novas propostas dentro das artes e da comercialização através de venda também por encomenda”, destaca Rodrigo.

Rodrigo criando suas artes, em seu ateliê

Um pouco do artista
Pedagogo, desde 2011, ilustrador, barbeiro, artesão, desenhista, oficinero, caricaturista e professor atualmente, Rodrigo aposta a cada ano em novidades. A mostra tem como característica os Butiazais em destaque. Também parcerias de comercialização das peças expostas (branding) expandem a mostra que a cada ano tem aumentado.
O idealizador da mostra é natural de Sentinela do Sul e está envolvido com artes desde muito cedo tendo também envolvimento com os carnavais de Tapes, entre 2007 a 2009, mantendo-se sempre ligado a eventos e novos projetos que envolvem artes.

Sobre a mostra deste ano
Com objetivo de atender a todos os públicos, a coleção traz novas escalas de temperaturas da mesma tonalidade e cada obra é composta por três partes, explorando espaços tridimensionais, o que permite a melhor interação com o público. Cada uma das peças tem alguns elementos, que agrupado às peças seguintes, formam uma cena.
“Quero ser reconhecido através dos meus murais que sempre trazem os butiazais junto aos temas centrais das mostras. Recentemente parcerias importante estão sendo firmadas focando a expansão no reconhecimento dos butiazais na cultura regional assim como o gaúcho e os butiazais, a mulher, paisagens, o galpão, o arroz de carreteiro o cavalo e muitos outros são os elementos presentes nas cenas registradas em guache sobre painéis e vidro”, explicou.
O artista finaliza convidando a todos para conferirem a coleção deste ano, que iniciou nesta quarta-feira, 12 de setembro, estará em exposição em Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul e Tapes, entre outros em tratativas. Além das pinturas a programação conta com palestras, oficinas e debates sobre o tema O Gaúcho e os Butiazais.

Teaser estão disponível em múltiplas plataformas (Facebook – Rodrigo S. Moraes e watshapp), entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.