Padre André completa 50 anos de pároco em Sertão Santana

André se ordenou em 03 de julho de 1960, mas em Sertão Santana começou a atuar a partir de 1969

O Padre André Rybarszyi, sertanense hoje com 86 anos, nasceu em 16 de outubro de 1932, se ordenou em 03 de julho de 1960 com 27 anos, e neste domingo dia 14 de abril, a comunidade esteve homenageando talvez um dos párocos que mais atuou em uma comunidade na região. Padre André Rybarszyi que com muito carisma e serenidade nos recebeu e nos relatou um pouco de sua trajetória.

Logo que André se ordenou em 1961, assumiu a comunidade de Minas do Butiá, lembrou que um outro Padre de maior experiência, esteve junto acompanhando-o no começo de sua trajetória. Trabalhou na cidade durante um ano tendo um entrosamento muito bom com a comunidade, e para sua surpresa o Bispo Dom Vicente Scherer o chamou e o comunicou que a partir de 1962 deveria lecionar no Seminário de Gravataí, local de regime completamente fechado, onde alunos permaneciam de março a dezembro. André ainda indagou o Bispo “Senhor Bispo a recém sai do Seminário e agora vou ter que voltar ” então o Bispo respondeu brincando, “Isso não é um casamento indissolúvel se não der a gente muda”, André tinha deixado muitos projetos encaminhados que gostaria de trabalhar, contudo obedeceu ao bispo.

Após uma conversa com o Bispo André ganhou os finais de semana para trabalhar nas paróquias, lembra que permaneceu no Seminário por 29 anos, já em 1989 esse regime de internato foi cortado no Seminário, pois a maioria dos municípios já tinha ginásios.

É importante destacar que nestes 29 anos, André atendeu inúmeras paróquias nos finais de semana, e a volta para Sertão Santana se deu da seguinte maneira:

“Sertão Santana foi fundado como paróquia no ano de 1961, neste tempo eu estava em Minas do Butiá, e primeiro pároco foi o Padre João, de origem polonesa, trabalhando no município até 1969, ele adoeceu gravemente e não podia mais continuar aqui, me lembro bem que naquele período tinha uma festa na localidade de Pirapó, e Mauriva Dalbém estudava no Seminário de Gravataí e dona Lucia Dalbém foi levá-lo para o começo das aulas, e naquela época tinha Festa do Pirapó, realizada no primeiro Domingo de Março, como o Padre João estava muito doente vindo a falecer mais tarde, Lucia perguntou para mim, se ele não podia realizar a missa da festa, então eu respondi que já tinha compromissos nas igrejas ali perto, então falei com o diretor do seminário e ele me autorizou “pode ir”, e eu vim celebrar, e o Bispo pediu para mim vir de vez enquanto para cá, ao menos duas vezes por mês, pois não tinha pároco para enviar” explicou André.

A partir de então o Padre André veio e começou a rezar as missas todos finais de semana, iniciando este trabalho semanal oficialmente dia 17 de abril de 1969 atendendo somente aos finais de semana até 1988 e já no ano de 1989 o Pe. André veio definitivo para comunidade sertanense, foram vinte anos de idas e vindas, pois em Gravataí Pe. André Rybarczyk era professor e administrador do Colégio.

A diretoria pediu a Dom Vicente em uma visita Pastoral, que mandasse um Pároco a comunidade, a resposta foi negativa, então a diretoria sugeriu irmãs, e o pedido foi aprovado, em abril de 1970 chegou a paróquia a Irmã Hilária conhecida por muitos fiéis ficou praticamente até o final de sua vida nessa paróquia, irmã Ivoni que saiu da paróquia anos depois.

E no domingo dia 14 de abril, foi um dia muito especial, o que não faltou foram homenagens e o reconhecimento através de uma linda homenagem  com muito carinho a Padre André com direito a um grande almoço.

Em conversa com outros Padres da região, é raro e até mesmo difícil de um único padre permanecer em uma comunidade por tanto tempo assim, isso fortalece cada dia mais o carinho dos fiéis e comunidade em geral para como o pároco e o mesmo retribui com amor na palavra de Deus a cada ser humano.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios