Parlamentares cobram posição sobre venda de ações do Banrisul

Parlamentares integrantes da Comissão Mista Parlamentar de Defesa do Consumidor e Participação Popular cobraram um posicionamento do governador Eduardo Leite sobre as vendas de ações do Banrisul na reunião ordinária desta quarta-feira (18). A Comissão é presidida pelo deputado Elton Weber (PSB).

O deputado Sebastião Melo (MDB) reivindicou transparência nas vendas do Banrisul. “É muito ruim quando uma audiência pública é aprovada por unanimidade e não vem nenhum representante do governo para explicar o que está acontecendo. Tivemos três horas de debate sobre o tema e nenhuma fala de alguém do governo. Me parece que tem culpa no cartório”, avaliou. Melo também questionou: “Por que não foi publicado o balanço do Banrisul até agora? O governador deve ao Rio Grande, porque ele disse que não venderia ações para pagar salários, e é o que ele está fazendo”.

Após a fala de Melo, o parlamentar Valdeci Oliveira (PT) se somou às mesmas preocupações. “O governo deve uma explicação mais clara à esta casa. O parlamento é o espaço onde o governante precisa, com transparência, explicar o que está acontecendo. E o Banrisul é um órgão que atinge todos consumidores do estado”, ressaltou. O deputado Fábio Branco (MDB) também se manifestou a favor dos questionamentos feitos à falta de explicações do governo.

Já para o deputado Giuseppe Riesgo (Novo), a pauta é tão grave que une partidos de diferentes matizes ideológicos. “Diversos deputados, de diversos partidos: do governo, independentes, de oposição, estão falando que esta venda de ações do Banrisul é criminosa. A venda é terrível para quem não quer vender o banco, porque, afinal de contas, tu vendes ¼ do banco. E é ruim para quem quer vender, pois vende muito abaixo do que poderia”, analisou. Edegar Pretto (PT) concordou com a fala de Giuseppe e acrescentou: “É neste momento que o parlamento precisa se agigantar enquanto Poder, para defender o Rio Grande do Sul. Teremos apoio da sociedade gaúcha. Por um lado o governador gosta de anunciar o aumento da lucratividade do banco, e, por outro lado, presta este desserviço”, lamentou.

Por fim, os deputados decidiram elaborar um documento oficial para ser entregue à imprensa nesta quinta-feira. A declaração será assinada pelos integrantes da Comissão e demais parlamentares que desejarem aderir à posição.

Presenças

Além dos parlamentares citados, também participaram da reunião a vice-presidente da Comissão, deputada Fran Somensi (REPUB), e os deputado Vilmar Lourenço (PSL) e Dirceu Franciscon (PTB).

Fonte: Agência de Notícias AL-RS

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: