Reajuste da CEEE será decidido nesta terça-feira; veja a previsão de alta

0

Aumento da CEEE entra em vigor no dia 22 de novembro

O reajuste da tarifa de energia elétrica da CEEE será conhecido nesta terça-feira (13). A deliberação sobre o valor está na pauta da reunião de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Um percentual sugerido pela Aneel já foi definido para análise, mas ainda não foi divulgado. Em 2017, o aumento foi de 30,62%. Além de alto, pegou os consumidores de surpresa. Neste ano, no entanto, deve ficar longe deste percentual.

Chefe da Coordenadoria de Regulação da CEEE, Lucas Malheiros conversou com a coluna Acerto de Contas sobre o ajuste de 2018, que entra em vigor em 22 de novembro. Não crava um percentual, mas estima que ficará semelhante à inflação pelo IGPM. O indexador tem variado entre 8% e 10% no acumulado de 12 meses.

Segundo Malheiros, houve aumento do custo de energia, que representa a maior parte da tarifa de energia elétrica.

– Houve reajuste de contratos e a energia ficou mais cara nos leilões de compra. Tem impacto da falta de chuva – detalha o chefe da Coordenadoria de Regulação da CEEE.

Já o custo de transmissão teve redução com a revisão de contratos, mas o impacto é menor na tarifa por representar uma fatia reduzida na composição. Encargos setoriais aumentaram com a elevação da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é um fundo setorial para custear políticas públicas do setor elétrico brasileiro.

– Já o custo de distribuição, que é a parte que efetivamente fica com a CEEE, não deve ter grande variação para 2018 – finaliza Lucas Malheiros.

A CEEE Distribuição atende 1,6 milhão de unidades consumidoras. O número equivale a cerca de 4,8 milhões de pessoas ou um terço da população gaúcha.

Por: Giane Guerra/Gaúcha ZH – Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here