Lançamento da 19ª Expoagro Afubra ocorre hoje

Autoridades, lideranças e imprensa serão recebidos hoje, 1º de março, no Parque da Expoagro Afubra para o lançamento da 19ª edição da feira. O ato inicia com a palestra de Fernando Henrique Schwanke, secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura e Abastecimento, que falará sobre “Pequenas propriedades, grandes produções”.

O lançamento da feira reúne autoridades e lideranças de cerca de 180 municípios e também de órgãos e instituições que auxiliam na programação e também na organização das caravanas de produtores que visitam a Expoagro Afubra a cada edição.

TEMA E PROGRAMAÇÃO

Tecnologias para o Campo: Gestão será o tema da 19ª Expoagro Afubra. Segundo o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, coordenador geral da Feira, “a forte mudança no mercado mundial pelo comportamento dos consumidores e pela tecnologia da informação atinge todos os setores produtivos, e o setor agropecuário não fica fora do contexto. Por isso, é de suma importância que os produtores administrem suas propriedades da melhor forma possível buscando rentabilidade, e isso, somente é possível, com bom gerenciamento de todos os recursos da propriedade, capital investido, a mão de obra necessária, os custos de produção, a escolha das atividades de produção comercial e área da propriedade e a comercialização.

O produtor deve estar preparado por cursos, treinamentos e, se possível utilizando, tecnologia para isso”. A programação da feira também está em fase final de conclusão e já pode ser acessada no pelo site no link da Expoagro.

PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

O pavilhão da Agricultura Familiar será inaugurado durante a 19ª Expoagro Afubra. A estrutura, com 1.500 metros quadrados, dará mais conforto às agroindústrias familiares que, anualmente, são expositoras da Feira. O pavilhão começou a se tornar realidade a partir do anúncio – durante o lançamento da Expoagro Afubra 2016 – do deputado federal Heitor Schuch, que conseguiu a verba por meio de emenda parlamentar. É um convênio firmado entre o município de Rio Pardo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que contou com um repasse no valor de R$ 926.250,00, mais uma contrapartida do município, em parceria com a Afubra, no valor de R$ 40.246,75.

PATROCINADORES

A 19ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro, Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Banrisul; patrocinadores Prata, Massey Ferguson e Yara Brasil Fertilizantes, e patrocinadores Bronze, Máquinas Agrícolas Jacto e Banco do Brasil; os apoiadores Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Rio Pardo, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e demais apoiadores, Ouro Fino, Alliance One, CTA, JTI, Premium, Philip Morris, Souza Cruz, Universal Leaf e China Brasil Tabacos. A feira conta também com diversas parcerias com órgãos governamentais e entidades ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento do setor rural.

Fonte: Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios