Saúde da Mulher debatida em conferência em Barão do Triunfo

Barão do Triunfo – Na sexta-feira (19/05), ocorreu nas dependências do Salão Paroquial a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O tema central da conferência que orientou as discussões da etapa municipal foi “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. A ação foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.
Na abertura do evento se fizeram presentes as autoridades locais como: Prefeito, Sr. Elomar Rocha Kologeski, vice-prefeita Sra. Laureni Pagini, representante da Câmara de Vereadores Sr. Vereador Mateus Romeira, Secretária de Saúde Sra. Nadia Gimenes Navas , Presidente do Conselho Municipal de Saúde Sr. Derli Antonio Ferraz, onde fizeram a explanação sobre a importância da conferência.
O público presente foi de aproximadamente 175 pessoas, que se mantiveram participativos no evento.
As discussões foram divididas em quatro temas: Desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres, e políticas públicas para mulheres e participação social.
Durante o dia ocorreram palestras sobre Violência Doméstica e a Saúde da Mulher, ministrada pela representante da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde Sra. Rejane Maria Rodrigues de Oliveira e também sobre Auto-Estima ministrada pela psicóloga do município Sra. Miriam Miritz.
Houve apresentação teatral com participação de servidores e colaboradores sobre os temas relacionados a diversos tipos de assédio o que elucidou de forma grandiosa o tema. No final da manhã houve uma apresentação de um grupo de crianças, onde apresentaram uma música em homenagem as mulheres, tornando o momento emocionante.
Segundo a secretária de saúde Sra. Nadia Gimenes Navas, o objetivo da conferência foi debater os desafios atuais encontrados pelas mulheres, as ideias de enraizamento de valores e práticas que propiciem o crescimento da força das mulheres. O Foro é a garantia da atenção integral à saúde do público feminino, sem qualquer forma de preconceito.
As discussões dos eixos temáticos e elaboração das propostas foram realizados por cinco grupos. Propostas estas que serão enviadas para a Conferência Estadual e Nacional para construção dos planos e políticas de saúde. Após a explanação das propostas foi realizado a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde das Mulheres que realizar-se á de 09 a 11 de junho de 2017 em Porto Alegre.
A Secretária Nadia agradece a parceria e colaboração de todos os envolvidos na organização em especial aos conselheiros, aos servidores da saúde e educação que estavam envolvidos, assim como o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Obras, e aos servidores da Câmara Municipal de Vereadores.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios