Seguem os apelos ao estado por mais segurança pública

0
84

Cerro Grande do Sul – Uma comitiva sulcerrograndense formada por representantes do legislativo, do executivo, do comércio e da sociedade civil, esteve em Porto Alegre, na quarta-feira, 09 de maio, para mais uma vez solicitar às autoridades militares competentes, reforços na segurança pública municipal, mais precisamente ao GPM da Brigada Militar na cidade.

O grupo foi recebido na sede do Comando da Brigada Militar pelo Coronel Kleber Rodrigues Goulart, ao qual foi entregue um documento com as reivindicações elencadas, com destaque para a necessidade urgente de aumento no número do efetivo.

Os representantes municipais explicaram ao comandante que, embora oficialmente estejam quatro policiais militares lotados no destacamento da cidade, apenas dois dividem efetivamente a escala de serviço, já que um policial está em curso de graduação e outro foi suprir a demanda em outro município.

A comitiva municipal fez diversos relatos ao coronel evidenciando o aumento na criminalidade na cidade e região e da necessidade de um policiamento preventivo pela Brigada Militar, que não tem sido realizado nos últimos tempos por conta da deficiência de recursos humanos.

Os demais pedidos foram para a destinação de uma viatura nova ao GPM municipal e a troca de comando da Brigada Militar de Cerro Grande do Sul, da regional de Pelotas para Guaíba, com vistas a facilitar a logística.

O coronel Goulart reconheceu os problemas apresentados e destacou que o Estado inteiro passa por problemas semelhantes pela falta de efetivo, contudo revelou que a estratégia do comando da Brigada Militar é de suprir todos os municípios, acima de três mil habitantes, com no mínimo cinco brigadianos, o que deve ocorrer a partir de transferências e efetivação de novos policiais que estão se formando, porém não foi estipulado um prazo exato para que isso ocorra.

O militar garantiu também que vai verificar a questão da atualização do número de policiais efetivamente atuando no município, para que esta informação seja considerada dentro da estratégia.

A comitiva municipal agradeceu a atenção do coronel, mas destacou que esta visita se soma a outras inúmeras, só no último ano, na capital, em busca de melhorias na segurança e que a mesma promessa recebida nesta ocasião já havia sido feita pelo secretário de segurança Cézar Schirmer, no ano passado e que deveria ter sido cumprida ainda em 2017.

A comitiva esteve representada pelos vereadores, Floriano Vaz, Vilson Pacheco Júnior, Alairto Raphaelli e João de Deus, vice-prefeita, Marlene Heidrich, representante do Consepro, Andréia Solka, o empresário Vilmar Schwalm, os assessores do deputado Gilmar Sossella, Alexandre Souto e Alex Trescastro, e o apoio da imprensa local através do jornal Regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.