Sertão Santana é premiado no Concurso Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água

0

O concurso que teve as inscrições no período de janeiro a maio de 2017, contava com duas fases de premiações a regional a qual foram selecionados 03 agricultores e seus assistentes técnicos por região administrativa da Emater/RS e a estadual onde foram selecionados 3 agricultores e seus assistentes técnicos dentre os selecionados na fase regional.

O agricultor Samir Melatti, da localidade de Emboaba, município de Sertão Santana, juntamente com o Assistente Técnico Clair Junior de Oliveira Schäffer, da Emater/RS, foram premidos em 1º lugar da Região de Porto Alegre e receberam uma placa de reconhecimento em cerimônia de entrega das premiações, ocorrida após o Dia de Campo de Conservação de Solo, no dia 08 de dezembro de 2017, no CTG Tropeiros do Buricá, no município de Três de Maio/RS. Na oportunidade também, ocorreu a entrega das premiações aos vencedores estaduais, para Agricultores, Assistente Técnico e Jornalista.

Segundo o técnico da Emater/RS, Clair Junior Schäffer, o concurso é uma forma de valorizar o trabalho que vem sendo realizado na propriedade, mas alerta que o trabalho em conservação do solo e da água é uma ação que necessita de planejamento, tempo, continuidade e principalmente persistência do agricultor. Assim, parabeniza a família do Samir Melatti pelo trabalho que está sendo realizado, com uso de diversas práticas conservacionistas para recuperar e manter a estrutura e fertilidade do solo, como, uso de curvas de nível, plantio direto, correção de acidez e fertilidade conforme necessidade da análise de solo e uso racional de água através do sistema de irrigação por gotejamento. Destaca também, a importante participação no processo, principalmente nas ações conservacionistas e na utilização da fertiirrigação na cultura do fumo, do Técnico Elton Guske, da área de pesquisa da Empresa Souza Cruz S.A.

O agricultor, Samir Melatti, se mostrou bastante satisfeito com os resultados alcançado, tendo a convicção que este é o caminho para a manutenção na agricultura, visando aumento de produtividade, qualidade de produto e redução no custo de produção. Aproveitou para agradecer a parceira do Clair, da Emater/RS e do Elton, da Souza Cruz S.A.

Sobre o concurso:

Através da Política Estadual de Conservação do Solo e da Água foi estabelecido o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água “Conservar para Produzir Melhor”, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), com parceria da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Secretaria de Educação (Seduc), tendo como gestores/executores a Emater/RS, Embrapa, Famurs, Corsan, Sargs e CCGL. Destes, foi criado em 2017, o Concurso Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul, com objetivo de estimular e valorizar a produção agropecuária gaúcha, premiando agricultores e seus assistentes técnicos que se destacarem na adoção das práticas e na execução de serviços de conservação do solo e da água em seus estabelecimentos rurais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.