Sertão Santana é premiado no Concurso Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água

0
580

O concurso que teve as inscrições no período de janeiro a maio de 2017, contava com duas fases de premiações a regional a qual foram selecionados 03 agricultores e seus assistentes técnicos por região administrativa da Emater/RS e a estadual onde foram selecionados 3 agricultores e seus assistentes técnicos dentre os selecionados na fase regional.

O agricultor Samir Melatti, da localidade de Emboaba, município de Sertão Santana, juntamente com o Assistente Técnico Clair Junior de Oliveira Schäffer, da Emater/RS, foram premidos em 1º lugar da Região de Porto Alegre e receberam uma placa de reconhecimento em cerimônia de entrega das premiações, ocorrida após o Dia de Campo de Conservação de Solo, no dia 08 de dezembro de 2017, no CTG Tropeiros do Buricá, no município de Três de Maio/RS. Na oportunidade também, ocorreu a entrega das premiações aos vencedores estaduais, para Agricultores, Assistente Técnico e Jornalista.

Segundo o técnico da Emater/RS, Clair Junior Schäffer, o concurso é uma forma de valorizar o trabalho que vem sendo realizado na propriedade, mas alerta que o trabalho em conservação do solo e da água é uma ação que necessita de planejamento, tempo, continuidade e principalmente persistência do agricultor. Assim, parabeniza a família do Samir Melatti pelo trabalho que está sendo realizado, com uso de diversas práticas conservacionistas para recuperar e manter a estrutura e fertilidade do solo, como, uso de curvas de nível, plantio direto, correção de acidez e fertilidade conforme necessidade da análise de solo e uso racional de água através do sistema de irrigação por gotejamento. Destaca também, a importante participação no processo, principalmente nas ações conservacionistas e na utilização da fertiirrigação na cultura do fumo, do Técnico Elton Guske, da área de pesquisa da Empresa Souza Cruz S.A.

O agricultor, Samir Melatti, se mostrou bastante satisfeito com os resultados alcançado, tendo a convicção que este é o caminho para a manutenção na agricultura, visando aumento de produtividade, qualidade de produto e redução no custo de produção. Aproveitou para agradecer a parceira do Clair, da Emater/RS e do Elton, da Souza Cruz S.A.

Sobre o concurso:

Através da Política Estadual de Conservação do Solo e da Água foi estabelecido o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água “Conservar para Produzir Melhor”, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), com parceria da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Secretaria de Educação (Seduc), tendo como gestores/executores a Emater/RS, Embrapa, Famurs, Corsan, Sargs e CCGL. Destes, foi criado em 2017, o Concurso Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Estado do Rio Grande do Sul, com objetivo de estimular e valorizar a produção agropecuária gaúcha, premiando agricultores e seus assistentes técnicos que se destacarem na adoção das práticas e na execução de serviços de conservação do solo e da água em seus estabelecimentos rurais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here