Trabalhadoras rurais se organizam para homenagens às mulheres

Com atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 08 de março passado, ocorrerá no município de Barão do Triunfo neste próximo sábado (20), um encontro entre mulheres integrantes de vários sindicatos da região. O evento contará com palestras, e atividades a fins de reafirmar a importância desta data que a cada ano tem atividades em municípios diferentes.

De Cerro Grande do Sul deverá sair uma excursão com dois ônibus com mulheres e homens, os “cravos e as margaridas”, termo utilizado pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Laura Rosana Renz.

Programação
O início está previsto para as 9h30min da manhã, no Salão Paroquial da Igreja Católica Nossa Senhora do Rosário. A programação será o dia inteiro e encerramento previsto para às 17hs. Inicialmente será realizado a abertura e na sequência uma palestra com foco na agricultura familiar. Haverá o sorteio da rifa com mais de 45 prêmios e a entrega de brindes.
Ainda será realizado o tradicional baile. Estão sendo aguardadas cerca de 700 pessoas.
Origem da data
No ano de 1857 no dia 8 de março, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da data
A criação desta data não era apenas para comemorar mas na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Uma data muito importante no país para as mulheres foi o dia 24 de fevereiro de 1932 um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino.As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios