Uergs em Tapes integra núcleo de estudos sobre Agroecologia e Produção Orgânica

0

Fonte: Ascom Uergs
A Unidade da Uergs em Tapes é uma das entidades envolvidas na formação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA), que tem o objetivo de reunir ensino, pesquisa e extensão através de um Curso Piloto em Agricultura Biodinâmica, executado pela Uergs, visando a disseminação dos saberes dessa atividade que possui base ecológica. O projeto é financiado com recursos do CNPq.
O projeto terá duração de dois anos, nos quais os cursistas aprenderão sobre agricultura biodinâmica conforme a pedagogia da alternância, com dias de aprendizado teórico seguido de práticas em propriedades rurais. Durante as atividades práticas os cursistas serão acompanhados por monitores bolsistas do projeto.
Além da Uergs, estão envolvidas no projeto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Rede Ecovida de Agroecologia, escritórios municipais da Emater e a Embrapa Clima Temperado.
A proposta envolve pelo menos cinco municípios: Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Camaquã, Tapes e Barra do Ribeiro. As ações beneficiarão agricultores em transição para agriculturas de base ecológica, indígenas de aldeias da região e extensionistas da Emater, e envolverá estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Administração Rural da Uergs, até
Em fevereiro a equipe executora da proposta do NEA esteve reunida com agricultores biodinâmicos e representantes da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica para ouvir as experiências de 40 anos de formação em agricultura biodinâmica no norte da Alemanha, a fim de agregar conhecimentos sobre metodologias já consolidadas que possam ser replicadas no curso piloto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.