Vacinação contra a aftosa segue em novembro

aftosaComeça no dia 1º de novembro em todo o Rio Grande do Sul, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Ao longo do mês de novembro, bovinos e búfalos com até 24 meses de idade devem receber a dose de imunização.
Ao todo, mais de cinco milhões de animais precisam ser vacinados. Muitos deles estarão recebendo a primeira dose da vacina, enquanto outros vão receber o reforço, que é essencial para garantir a imunidade do rebanho jovem. Portanto, é de fundamental importância a realização do procedimento pelos produtores.
Na primeira etapa, realizada em maio, a vacinação alcançou 98,3% do rebanho. Conforme o coordenador do programa de Combate à Febre Aftosa no RS, Fernando Groff, a expectativa é de manter ou aumentar este percentual.
Os produtores que tiverem dúvidas sobre o procedimento podem procurar as unidades locais de defesa agropecuária nos seus municípios para receber orientações. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio deverá doar dois milhões de doses para os produtores enquadrados nos critérios do Pronaf e do Programa de Pecuária Familiar.
Tanto a vacinação quanto a comunicação do procedimento junto às inspetorias são obrigatórias.

Informações importantes
A conservação das doses de vacinas é fundamental para a garantia da eficiência da vacina. O produto deve permanecer, desde a compra até o uso, na geladeira e deve ser aplicado em até 05 dias corridos, após a aquisição, pois os refrigeradores domésticos nem sempre mantêm a temperatura apropriada à conservação da vacina, além do risco de falta de energia e avarias no equipamento. Nunca se deve colocar os frascos no freezer ou congelador, pois o congelamento anula o efeito da vacina.
É importante também comunicar imediatamente a Inspetoria caso existam animais na propriedade com sintomas suspeitos de febre aftosa – babando ou mancando – para averiguação.
Para maiores informações, entre em contato com a Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou acesse o site: www.seapa.rs.gov.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios