Na próxima quarta-feira (4/12), a Famurs promoverá o evento “Eleições 2020: mais mulheres”, para discutir a participação feminina nas eleições municipais do próximo ano. O evento acontece no auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul e vai reunir especialistas na área eleitoral e de gênero.

Das 9h às 17h serão discutidos temas como o combate às candidaturas fictícias no pleito, o sistema eleitoral proporcional e a importância de uma nominata competitiva e representativa de mulheres, financiamento de campanha e prestação de contas, com análise de cases, e o papel da mulher nas instituições eleitorais.  As perspectivas do cenário eleitoral e as cotas de gênero também estarão em pauta no debate.

Entre as palestrantes estão a desembargadora do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), Elaine Macedo, que já foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), as representantes do   Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (Igade), Daniela Wochnicki, Letícia Garcia de Farias, Karen Froes e Solange Moreira Ferrarese, a advogada Claudia Sobreiro de Oliveira, e a responsável pela Coordenadoria de Gênero da Famurs, Tânia Feijó, entre outras.

O encontro é promovido pela Famurs em parceria com a Comissão da Mulher Advogada (CMA-OAB/RS), Ministério Público RS (MP-RS) e Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (Igade).

O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas pelo portal eventos.famurs.com.br.

Famurs por mais participação das mulheres na política

Na gestão do presidente da Famurs, Dudu Freire, prefeito de Palmeira das Missões, de forma pioneira a entidade criou a Coordenaria de Gênero para prestar atendimento aos municípios nas questões relativas às mulheres e, também, para promover o debate sobre a participação feminina na política.

Fonte: Ascom  Famurs