Ação contra a dengue recolheu 10 toneladas de lixo e entulhos

Nesta primeira etapa a ação percorreu as ruas Treze de Maio e Sydia Alburquerque Jardim.

Em apenas um dia, a Prefeitura de Tapes recolheu cerca de 10 toneladas de objetos e materiais que poderiam acumular água e se tornar criadouros do mosquito da dengue. A operação, que superou as expectativas, faz parte da ação “Todos Por Tapes”, que tem por objetivo manter o município longe dos focos do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue também é o transmissor chikungunya e o vírus zika.

Na cidade, não foi registrado até o momento nenhum caso de dengue, contudo larvas do mosquito já foram encontradas pela Vigilância Epidemiológica e enviadas para análise que é feita pelo Estado.

 Enquanto equipes da Secretaria de Obras, Viação e Transporte realizavam a coleta dos entulhos e demais materiais, equipes compostas por agentes comunitários de saúde e integrantes da Vigilância Epidemiológica visitavam as casas, passando orientações aos moradores e conferiram locais que podem ser propícios para o surgimento do mosquito.

O Estado do Rio Grande do Sul entrou em alerta máximo devido ao aumento de casos da dengue. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, 89% das cidades gaúchas estão infestadas pelo Aedes aegypti, o que inclui o município de Tapes.

Em virtude disso, o município de Tapes elaborou um plano de ação que está sendo colocado em prática, e prevê uma série de ações que incluem visitas às residências, monitoramento em pontos estratégicos, campanhas de conscientização e orientação nas escolas e mutirões de limpeza.

Saiba como eliminar o mosquito em casa

Os depósitos preferenciais para os ovos são recipientes domiciliares com água parada ou até na parede destes, mesmo quando secos. Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d’água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros.

 

Entre as medidas preventivas que em casa a pessoa pode fazer estão:

– Manter tampada a caixa d’água, assim como tonéis ou latões que estejam expostos à chuva

– Guardar pneus velhos sob abrigos

– Não acumular água em vasos de plantas ou nos pratos onde ficam (cobrir com areia)

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises

– Colocar embalagens de vidro, plástico ou lata em lixeira fechada

– Manter a piscina tratada o ano inteiro

ASCOM: Prefeitura Municipal de Tapes

POLÍCIA

Acidente com vítima fatal na ERS 350 em Chuvisca

Motociclista veio a óbito ainda no local No final da manhã desta quinta-feira (26), um acidente de trânsito grave envolvendo um automóvel Ford Ka Vermelho...

Policia Civil recupera, em Guaíba, carga roubada de Canoas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob...

Operação policial desarticula quadrilha que atacou carro forte em Guaíba

Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR), do Departamento Estadual...