Mariana Pimentel – A Secretaria Municipal de Educação com apoio do Conselho de Alimentação Escolar – CAE realizou na última semana, a quarta entrega dos kits de alimentação escolar em casa, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar o PNAE.

Como não houve retorno das aulas presenciais, suspensas em 18 de março, desde o mês de maio estão sendo distribuídas apostilas para aulas em casa, retiradas por pais ou responsáveis e devolvidas em períodos determinados pelas escolas, e no mês de julho a SMEC com apoio da direção das escolas passou a fazer as entregas dos kits de alimentação escolar.

A quarta entrega ocorreu na última semana de novembro e foram contempladas 87 famílias, 143 alunos. Segundo a Diretora da SMEC Daiane Fontoura da Silva, o kit alimentação é montado pela Nutricionista que atende as três escolas. Como critério de escolha das famílias foram avaliados o número de alunos matriculados (por família) e maior vulnerabilidade social, buscando equidade neste processo, segundo a Diretora.

Todos os protocolos sanitários são respeitados na montagem dos kits que são compostos por alimentos perecíveis e não perecíveis, produtos da agricultura familiar adquiridos através de chamada pública realizada para suprir esta necessidade. Anterior a chamada pública foram utilizados alimentos armazenados nas escolas e produtos do horto municipal.
O último kit entregue foi composto somente por produtos da agricultura familiar, bolacha caseira, batata doce, leite UHT, beterraba, mel, brócolis ou couve flor, óleo de soja, cenoura, suco de laranja, couve folha ou alface ou repolho, suco de uva, pêssego, tendo uma exceção: óleo de soja.

Em tom de agradecimento Fontoura explica que o fundamental neste trabalho é a equipe de trabalho, o apoio e envolvimento de cada professor, diretor, vice, servidor, estagiário e todos que estão comprometidos e trabalhando incansavelmente para que mesmo neste período de incertezas os alunos possam estar amparados pela SMEC, que vem aprendendo a cada dia como oferecer educação básica dentro das normas exigidas pela BNCC, distante das salas de aula.

Informações: Prefeitura Municipal Mariana Pimentel