O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participou, na tarde de quarta-feira (12), do lançamento do aplicativo para celular PlanejArroz. A solenidade ocorreu durante a 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, dentro do espaço do Fórum Técnico, no auditório da Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão/RS.

A novidade é uma parceria entre Irga, Embrapa Clima Temperado, equipe FieldCrops da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/8º Disme). O coordenador da Fronteira Oeste da autarquia, engenheiro agrônomo Ivo Mello, representou a presidência no evento.

O aplicativo faz indicações de manejo e de estimativa da produtividade da cultura. O PlanejArroz é apresentado em dois módulos. O primeiro módulo é baseado em graus-dia e faz a estimativa da data de ocorrência de seis estádios de desenvolvimento das cultivares recomendadas, na média dos anos e na safra, visando o planejamento e a tomada de decisão sobre o manejo da cultura.

O segundo módulo utiliza o modelo SimulArroz para estimar a produtividade de grãos, na média dos anos e na safra, das três cultivares mais semeadas no Estado. O produtor poderá acessar a versão web em planejarroz.cpact.embrapa.br e posteriormente no Apps da Embrapa, no Google Play.

Texto: Cristiane Betemps (Embrapa Clima Temperado)/Ascom Irga