Em pronunciamento transmitido numa live pelo Facebook, ao meio dia desta sexta-feira, 19 de junho, a administração municipal de Arambaré informou que foi registrado no município o primeiro caso de paciente infectado pelo coronavírus.

A secretária municipal de Saúde, Eliane Martins explicou que se trata de um paciente que faz tratamento oncológico em um hospital da capital, onde se submeteu ao exame e testou positivo para a Covid-19. Ela disse também que o município teve acesso a informação mediante acompanhamento dos dados divulgados pelo Centro de Operações de Emergências da Secretaria Estadual de Saúde (COE/SES-RS).

A enfermeira Lisiane Netto, que atua na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e coordenadora do setor da vigilância epidemiológica municipal, explicou que o município fez o mapeamento de todas as pessoas que tiveram contato com o paciente infectado totalizando 16 indivíduos os quais foram orientadas a permanecer em isolamento domiciliar, seguem sob monitoramento e deverão ser testados para a doença.

O secretário municipal de Planejamento, Douglas Magalhães reforçou que o atual cenário referente ao coronavírus do município é de quatro pacientes testados e descartados, dois casos ainda em análise e este que foi confirmado na ocasião do pronunciamento. Também destacou que não há nenhum óbito em razão da Covid-19 no município, conforme teria sido especulado na cidade.

O fiscal sanitário Teobaldo Tavares também se pronunciou reforçando a importância da população respeitar as medidas de prevenção amplamente divulgadas.