Arambaré é destaque como turismo acessível em painel do Sebrae/RS na Fenadoce

Representantes municipais apresentaram a Trilha dos Piquetes adaptada para deficientes visuais

A Fenadoce, que está ocorrendo em Pelotas de 03 a 19 de junho, abriu espaço para a promoção do Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, uma realização do Sebrae/RS em parceria com a secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas. No local têm ocorrido painéis de debates e apresentações de projetos inspiradores.

Além da divulgação do setor turístico propriamente dito o ambiente foca em destacar projetos já implantados ou que estejam em construção na Costa Doce e que de alguma forma promovam transformações importantes. Os temas elencados para as discussões funcionam de forma que as ações apresentadas sirvam de estímulos ao empreendedorismo e a inovação, tanto ao setor privado quanto às estruturas públicas dos municípios.

Na segunda-feira, 06 de junho, foi a vez de Arambaré estar representado no salão pelo secretário municipal de Turismo, Cultura, desporto e Lazer, Adejanir Vasconcelos e o proprietário da Confraria do Bem Viver, Flávio Corrêa, que participou como convidado especial para debater o tema “Acessibilização de atividades Turísticas e Culturais para inclusão de Pessoas com Deficiência Visual”.

Na oportunidade os arambarenses falaram sobre a Trilha dos Piquetes, primeira trilha ecológica adaptada para deficientes visuais no RS. O projeto idealizado em 2014 estreou no município em dezembro de 2016 e oferece aos visitantes um trajeto de 800 metros com corda-guia e sinalizada com placas em braile, nomeando a vegetação e os pontos de destaque do percurso.

Fotos: Flávio Corrêa

Para Vasconcelos a participação na Fenadoce foi um importante passo na construção do turismo na Costa Doce pela imensa vitrine que o evento representa. Ele acredita que muito ainda precisa ser feito pelo setor em nível regional, incluindo a conscientização dos empreendedores e comerciantes, além da reorganização das ações do poder público para que os municípios consigam atender com qualidade esse nicho enorme de mercado que é o turismo.

“Aproveitamos a oportunidade e divulgamos Arambaré como uma praia acessível para todos, pois além da Trilha dos Piquetes, nossa praia permite que pessoas com dificuldade de locomoção tenham a possibilidade de entrar nas águas rasas e calmas da lagoa. Com foco nas ações e um passo de cada vez vamos nos estruturando para atender as demandas”, completou o secretário.

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...