Nesse ano atípico e diferente, muitos tradicionalistas acabaram por não fazer atividades voltada a Semana Farroupilha, contudo o município de Arambaré esteve empenhando em apresentar através de  vídeos na página da Prefeitura sete dias de atividades seguindo o protocolo da saúde, sem aglomeração de público.

Nesse ano o tema dos festejos foi “Gaúchos em Fronteiras” homenageando os homens e mulheres que além das fronteiras do nosso estado continuam a usar suas pilchas, tomar seu chimarrão e participar de manifestações culturais, seja através da música, da literatura ou apreciando um bom churrasco.

Juliana Padilha, coordenadora de Cultura no Centro Cultural Inúbia foi quem esteve apresentando a abertura das atividades que iniciou dia 14 de setembro, no qual lembrou a todos que as atividades foram feitas respeitando o protocolo sanitários estaduais e municipais, sendo realizado em local amplo e arejado com equipe técnica reduzida e usando mascarás.

14 de Setembro

Nesta noite Ester Fernandes, Mulher Gaúcha de 2019 deu inicio as atividades recitando a poesia de autoria de Renato Sperling (Tio Neco) com o titulo Lago Azul.

Ester Fernandes, Mulher Gaúcha de 2019 (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

15 de Setembro

Já na noite do dia 15 de setembro Renato Sperling (Tio Neco), apresentou um trabalho intitulado “Em Galpão” representando o Piquete (Os desgarrados), no qual relatou uma história do Galpão e ainda recitou uma linda poesia.

Renato Sperling (Tio Neco). (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

16 de Setembro

Já na noite de 16 de setembro foi convidada a primeira Prenda Mirim de 2019, Sophia Pereira a declamar a poesia “A Liberdade” de Moacir D’avila Severo, também esteve presente o 1° Piá Farroupilha 2019, Sião D. Vargas que declamou uma poesia de Dimas Costa que tem como titulo “Meu Chapéu desaforado”, também esteve presente nesta noite, o cantor e músico José Luiz  conhecido “Zezinho” morador da localidade de Santa Rita do Sul, que entoou o Hino Rio Grandense.

Primeira Prenda Mirim de 2019, Sophia Pereira. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

1° Piá Farroupilha 2019, Sião D. Vargas. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

José Luiz  conhecido “Zezinho” (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

 

17 de Setembro

No dia 17 de setembro Suelen Fagundes esteve apresentando as atrações da noite, que contou com a participação do Piquete Coxilha do Carijó no qual esteve apresentando uma dança circular da coreografa Nina Cecilia com a música de João Chagas Leite “Águas de Arambaré”, após a apresentação, a jovem prenda Laura Bianchin representando o Piquete Coxilha do Carijó declamou  uma poesia com titulo “A Menina que só queria crescer” de autoria Bianca Bergmam.

Piquete Coxilha do Carijó no qual esteve apresentando uma dança circular. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

Prenda Laura Bianchin. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

18 de Setembro

Já no dia 18 de setembro a prefeitura postou o vídeo do Piquete de Arambaré no qual Cristiano e Patrick Teixeira juntamente com o compositor e cantor Carlos Alberto R. de Freitas abrilhantaram o dia com a música “Doce Paraíso”.

(foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

Na noite deste mesmo dia, dando continuidade as atividades tradicionalistas esteve se apresentando a Prenda Gabriele Brum representando o Piquete de Arambaré, recitou uma linda poesia “Porteira Fechada não se vê ninguém voltando”  de autoria de Moises Silveira de Menezes. Também representando o Piquete Arambaré a Prenda Denise Dias declamou a Poesia “Romance de Dona Moça” de autoria de Apparício Silva Rillo.

Prenda Gabriele Brum (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

Prenda Denise Dias (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

19 de Setembro

Já no sábado dia 19 de setembro, as 10h da manhã a prefeitura postou o vídeo de Rodrigo Martins e Grupo Guitarra e Cordiona também participaram dos festejos com músicas tradicionalistas.

Rodrigo Martins e Grupo Guitarra e Cordiona. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

Já a noite foi a vez representando o Piquete de Arambaré estiveram se apresentando a dupla Paulinho Costa, no vocal, e no violão Robson Santana, no qual animaram a noite com a música gauchescas.

Paulinho Costal e Robson Santana. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

20 de Setembro

 

Já neste domingo por volta das 10h, o vídeo apresentado ficou por conta dos piquetes Lago Azul e os Entrevero dos Amigos que homenagearam as amigas Evanir Kubiaki Biazibette e Eva Farina (in memoria), que através de fotos e musicas lembram com carinho dessas importantes mulheres que fizeram parte da história do município, ficando acessa a centelha da saudade.

Sr° Erion Magalhães e Mário Fraga. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

No domingo a noite encerrou-se os festejos  da “Festa da Tradição Gaúcha 2020” com a participação do Sr° Erion Magalhães que cantou a música “Pampa Pobre” e uma de sua autoria “Onde fica teu Arambaré” a presença de Mário Fraga que sempre esteve presente no violão em praticamente todas as noites.  Após se apresentou a Primeira Prenda Juvenil Emanuelle Passos representando o Piquete Pelego Preto esteve recitando a Poesia “Meu Pai e Eu” autoria Antonio Augusto Ferreira. E para finalizar, a jovem Kamila Liz da Costa com sua gaita ponto esteve representando o Piquete Os Posteiros, encantando a todos com a música Mercedita.

Prenda Juvenil Emanuelle Passos. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

Kamila Liz da Costa. (foto extraída do vídeo publicado na página da prefeitura de Arambaré)

Desta forma encerrou-se a  “Festa da Tradição Gaúcha 2020” no município de Arambaré. Organizadores agradeceram  a todos que estiveram prestigiando as atividades nestes 7 (sete) dias um pouco atípico da festa tradicional. Mas mantemos acessa a chama do tradicionalismo.

E quem perdeu pode visitar a página da prefeitura no Facebook  e assistir aos vídeos .

Abaixo vídeos Semana Farroupilha 2020

14 de Setembro

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/698095374399093/

 

15 de Setembro

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/2745672085753024

16 de Setembro

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/329659741618165/

 

17 de Setembro

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/3310070912552077/

 

18 de Setembro 

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/697275757544167/

 

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/329572395024058/

 

19 de Setembro

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/665145400768972/

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/4347235952016148/

 

20 de Setembro

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/371460767205413/

https://www.facebook.com/prefeituradearambare/videos/2686566521556790/