Com a proximidade da Semana Farroupilha as entidades tradicionalistas gaúchas e setores públicos ligados à cultura no Estado e nos municípios começam os preparativos para as comemorações deste ano que vão homenagear o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, conhecida como a “Heroína de Dois Mundos” pela sua história de luta ao lado de Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha, entre 1835 e 1845.

Em Aramabaré a Prefeitura Municipal, através da coordenadoria de Cultura e secretaria municipal de Planejamento vai promover na quinta-feira, 09 de setembro, uma série de gravações de vídeos com artistas tradicionalistas da região, que serão editados e publicados a partir do dia 15 de setembro na Página do Facebook da Prefeitura Municipal.

O evento que ocorrerá no Centro Cultural Inúbia está previsto para iniciar às 17 horas e disponibilizará lugares na plateia para 80 pessoas, de acordo com protocolos sanitários contra a Covid-19. O ingresso custa 2 Kg de alimento não perecível e pode ser adquirido na prefeitura municipal.

Entre as atrações estará o consagrado cantor e compositor camaquense, Capitão Faustino que recentemente esteve entre os finalistas do prêmio Melhores do Ano da Música Regional Gaúcha, promovido pelo grupo RBS.

Outro grande artista de Camaquã que vai abrilhantar as apresentações é Helmo de Freitas, o Carijó, velho conhecido por seu grande talento pelos palcos regionais e pela sua simplicidade, além da coleção de sucessos da música gaúcha, incluindo o clássico Lago Verde Azul.

Também se apresenta o cantor Luciano Raciel, camaquense atualmente residindo em Arambaré, apaixonado pelo tradicionalismo e com vasta bagagem de shows pelos palcos regionais.

Completa a agenda o acordeonista de Mariana Pimentel, Vítor Kramm, que com sua botoneira tem encantado plateias por onde passa e pelos grupos musicais que integra. Atualmente ele é o instrutor do Projeto Musicanto & Arte, desenvolvido em Arambaré.

Um grupo de cavalarianos formado por integrantes dos piquetes de Arambaré deverá buscar a centelha da Chama Crioula no Parque Histórico General Bento Gonçalves, município de Cristal, onde o Fogo Simbólico será gerado, na quinta-feira (09). As rondas crioulas deverão ser revezadas entre os piquetes até o dia 20 de setembro, quando a programação se encerra com o Desfile Farroupilha pelas principais ruas da cidade.