Na tarde de quinta-feira, dia 26 de novembro, por volta das 18h, quatro criminosos entraram no estabelecimento comercial conhecido como Minimercado Litz, no centro de Sertão Santana e, após perguntarem sobre determinada cerveja anunciaram o assalto.

O proprietário Litz juntamente com sua esposa, funcionária e mais alguns clientes foram obrigados a se deitarem no chão do estabelecimento, sofrendo a todo instante ameaças desferidas pelos criminosos que queriam dinheiro. O dono do estabelecimento chegou a levar uma coronhada na cabeça.

Além de levarem todo o dinheiro do caixa, os criminosos também roubaram caixas de cigarros e os celulares dos reféns. A ação que deixou as vítimas em pânico durou cerca de 6 minutos.

Os delinquentes fugiram  do local em dois veículos com placas de Novo Hamburgo e Barra do Ribeiro. Logo em seguida a Brigada de Sertão foi acionada e iniciou a perseguição pela ERS 713 em direção a BR 116. A guarnição então solicitou apoio da Brigada Militar de Barra do Ribeiro, a qual abordou os veículos no acesso a cidade. Ao serem abordados os criminosos reagiram e efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais militares.

Após a respostas das forças policiais três criminosos acabaram presos, sendo que um conseguiu fugir pelo matagal. Ainda segundo as informações um dos homens presos era foragido do sistema prisional.

Foram apreendidos na posse dos criminosos um revólver calibre .38 com quatro munições intactas e uma deflagrada e uma pistola 9mm com quatorze munições intactas. Também foram recuperados oito aparelhos celulares, uma mochila contendo seis garrafas de bebidas diversas, um saco com 21 pacotes de cigarros e a quantia de R$5.656,00 reais em espécie.

Os criminosos presos em flagrante foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe. Nenhum dos presos teve a identidade divulgada.

Atualizada às 16h, dia 28 de novembro,  de 2020