ATERs mineiros visitam assistidos pela Emater/RS-Ascar na Região Centro-Sul

Visita técnica proporcionou troca de experiências e conhecimentos

Os mineiros Márcia Campanharo Zanetti Bonetti, coordenadora técnica estadual da Emater/MG e o coordenador estadual de agroecologia da Emater/MG, José Luiz Ciotola, estiveram dias 7 e 8 de junho em visita aos municípios de Barra do Ribeiro, Barão do Triunfo e Camaquã, conhecendo as ações de assistência técnica e extensão rural e social desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar no Estado. A visita técnica tem o objetivo de intercâmbio para ver a operacionalização do Programa Nacional de Crédito Fundiário junto aos assistidos pela Instituição. 

Na terça-feira (07) o grupo esteve conhecendo na Barra do Ribeiro a Aldeia guarani Ivy Poty e a propriedade de seis hectares adquirida pelo (PNCF), em 2017, pelos produtores Adão dos Santos Silva e Malvina de Souza Liska. No local eles plantam fumo, milho, feijão e outros produtos para consumo familiar, além de criar ovelhas e galinhas.

Na quarta (08) foi a vez de Camaquã receber os dois mineiros. Pela manhã eles visitaram, juntamente com a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, a família Santos, moradores da localidade de Galpões. Durante a visita seu Etelvino Roque Rodrigues dos Santos, a esposa Lúcia Maria Katezer dos Santos e o genro Pedro Paulo Araújo Lucena contaram um pouco de suas atividades como feirantes, produtores de hortaliças e criadores de frango colonial. A família relatou sua história e a importância de acessar políticas públicas, como o Programa Nacional de Crédito Fundiário, que eles conseguiram ter acesso com o apoio e o projeto feitos pela equipe da Emater/RS-Ascar. Assim eles foram beneficiados em 2012 e puderam comprar as terras onde estão hoje. A família comentou ainda sua experiência com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e comercialização via cooperativa.

Na parte da tarde a comitiva visitou a Aldeia indígena Ka’Amirindy, que é localizada na localidade de Santa Auta. O cacique Arlindo Benites apresentou a aldeia, o artesanato confeccionado e, além disso, a produção da erva-mate da aldeia, que é comercializada inclusive no mercado público de Porto Alegre. Ele destacou ainda o trabalho social que é executado na aldeia pelos extensionista rurais sociais da Instituição.

Ao final da tarde os dois foram conhecer a propriedade da Família Hartwig e as ações em turismo rural que são realizadas por eles na “Quinta Monte Castelo”, empreendimento que é destaque no Estado. A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Charlise Nunes, comenta que é gratificante receber extensionistas rurais de outro Estado para conhecer o trabalho local. “A troca de informações e experiências fortalece e incentiva nosso trabalho”, ressalta.

Além da região Centro-Sul do Estado, os dois mineiros estiveram ainda, na quinta-feira (09), em duas comunidades quilombolas, a Costa da Lagoa em Capivari do Sul e a do Limoeiro em Palmares do Sul. Acompanharam as visitações nos municípios os integrantes da Emater/RS-Ascar, James Roth, Regina da Silva Miranda e os estagiários Bruna Ruver e Nicolas Della, Magda Pereira, João Schommer, Maria Elisabeth Bonadiman Aguiar e Elias Kuch.

O gerente da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Elias Kuck, destaca que a cooperação técnica entre as duas entidades de ATERs é fundamental, pois é com a troca de experiências entre elas que ambas podem qualificar suas ações na execução desta política pública federal.

Quer saber mais sobre este assunto e os serviços de apoio ao agricultor e as agricultoras que a Emater/RS-Ascar pode te oferecer, entre em contato com o escritório mais perto de você.

Fonte e fotos: Ascom Emater/RS-Ascar – Carine Massierer

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...