Uma audiência pública encabeçada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), reuniu a comunidade local na Câmara Municipal, em Cerro Grande do Sul, na quinta-feira, 12 de dezembro, para discutir assuntos relativos à obra de asfaltamento da ERS-715.

O evento que ocorreu a partir de uma iniciativa do movimento ERS-715 Asfalto Já e da Comissão Especial da Câmara Municipal para Defesa do Acesso Asfáltico ao Município de Cerro Grande do Sul teve como pauta principal a cobrança de ações do governo do estado, através de seus órgão competentes, para que o projeto da obra seja atualizado e que sejam resolvidas todas e quaisquer pendências de ordens técnicas e/ou jurídicas de modo que não haja empecilhos de nenhuma natureza quando houver a possibilidade de investimentos na mesma.

Foto: João Silvestre

No telão do plenário foi exibido ao público presente uma série de registros evidenciando as diversas ações promovidas por lideranças locais que têm cobrado dos gestores estaduais ao longo dos últimos anos o atendimento do pedido desta tão importante obra. A explanação trouxe às claras as atividades do processo de lutas, revelando pequenos avanços na demanda até a estagnação das obras, quando restaram apenas indagações e incertezas.

As manifestações na reunião foram marcadas por descontentamento pelas décadas de espera pela obra, mas também pela esperança que as novas mobilizações causam.

A maioria das falas reforçaram a necessidade de persistência do movimento e da reunião de esforços de todas as forças vivas da comunidade no mesmo sentido.

O deputado Loureiro disse que o foco principal da frente parlamentar, num primeiro momento, é saber a real situação do projeto e do contrato para depois seguir adiante. “A segunda etapa do nosso trabalho é buscar garantir recursos para a realização desta obra tão necessária ao desenvolvimento da região”, destacou.

Foto: Julio Cesar

Esteve participando da audiência o deputado estadual Zé Nunes (PT), além de assessores parlamentares de diversos outros deputados, aos quais foi feito o apelo para que se somem na defesa desta demanda.

Também esteve defendendo a causa regional a prefeita de Cristal, Fábia Richter, representando a Famurs, entidade que em julho deste ano criou uma comissão para tratar dos acessos asfálticos junto a Bancada Gaúcha, Governo do Estado e Governo Federal.

O prefeito de Barão do Triunfo, Elomar Kologeski, que busca investimentos em acesso asfáltico em seu município, assim como o ex-prefeito de Sentinela do Sul, Marcus Almeida também estiveram na audiência dando seus testemunhos da necessidade desta infraestrutura para o desenvolvimento regional.

Foto: Julio Cesar

O Departamento Estadual de Estradas e Rodagens – DAER-RS esteve representado no evento pelo engenheiro Leonardo Ribeiro, contudo o mesmo confessou estar desinformado sobre as questões do projeto, fato lamentado pelos organizadores do evento. Da mesma forma foi lamentada a falta de representatividade direta do Governo Estadual, sobretudo da secretaria estadual de Logística e Transportes.