Um misto de sentimentos que teve seu ápice na alegria do encontro deste retorno presencial, no modelo híbrido, nesta segunda, 19 de julho, depois de aproximadamente 17 meses longe das salas de aula. O prefeito, Renato Gonczoroski e o Vice-Prefeito, Betinho Golanski, acompanharam o retorno às aulas nos dois turnos, conduzidos pela Secretária da SMEC, Vera Almeida e Equipes Diretivas.

Nas três escolas, EMEF João Ziukoski Filho (centro), EMEF Ana Barok (Potreiro Grande) e D. Pedro II (Boqueirão), os ambientes vinham sendo preparados, seguindo todos os protocolos previstos conforme os órgãos competentes estaduais, para um retorno seguro, ainda, em pandemia. Foram adquiridos equipamentos de proteção individual, dispensadores de álcool gel para todas as salas, entradas e saídas, distanciamento dimensionado pelo tamanho das salas e acompanhamento diário dos Centros de Operações Emergênciais – Escolares – COE-E.

A aluna Érica Yasmin Oliveira Brochato, de 12 anos, do Boqueirão Alto, turminha 72 da Professora Josiane Camargo, na EMEF João Ziulkoski Filho, contou que neste período em casa, a ansiedade foi muito grande, por vezes acompanhada de um sentimento de tristeza ao acompanhar os noticiários sobre à pandemia. Érica conta que a mãe foi sua grande apoiadora nesse processo de permanência em casa, para ela, estar na sala hoje é uma grande alegria.

“Foi muito legal voltar, rever os amigos, os professores, todos os professores foram muito acolhedores” complementou.

As mães, Gisele, Ligiana e Ana Beatriz, aguardavam seus pequenos que, pela primeira vez, fazem seu contato presencial com o ambiente escolar, ambos na Educação Infantil. As mães relataram a satisfação pelo retorno presencial, alegando a importância do contato presencial com o professor, principalmente por ser o primeiro ano e primeiro contato dos pequenos. Além disso, tiveram a oportunidade de ver a organização e o trabalho que está sendo feito para dar segurança e suporte necessários aos pais e alunos.

Para a professora Claudete Santos, professora de 1º ao 5º ano, com mais de 20 anos de Magistério, 18 anos em Mariana Pimentel, o retorno às aulas presenciais foi com muita tranquilidade e entusiamo. Segundo ela, dar aulas on-line, foi um grande desafio para muitos professores, porém, um desafio que foi vencido para levar conhecimento aos alunos.

“Sou uma professora de vanguarda, sei da importância das tecnologias, mas não via a hora de retornar para sala de aula, estar com eles me deixa mais segura que estou transmitindo conhecimento e vendo eles crescerem” disse a professora.

Prefeito e Vice parabenizam o trabalho da Smec em conjunto com todos os segmentos envolvidos, para eles, foi uma grande satisfação ver esse processo de retomada se dar de uma forma tranquila e segura para toda à comunidade escolar, enfatizando que a administração vai continuar dando todo o suporte necessário para garantir um ambiente seguro para todos.

Info e fotos: Secretária da SMEC e Ascom PMMP