15.1 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, abril 18, 2024

Autoridade da Ucrânia diz que russos tomam controle da região de Chernobyl

O assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, informou que o exército russo tomou controle da antiga Usina de Chernobyl. Podolyak informa que “é impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos”.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, havia compartilhado no início da tarde de quinta-feira (24) que o exército ucraniano estava em combate para impedir que as forças russas capturassem a central nuclear. Zelensky utilizou o Twitter para comunicar que a tropa ucraniana estava sacrificando suas vidas para evitar que a tragédia do ano 1986 se repetisse. O presidente também comentou que “esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”.

Em pronunciamento, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia enfatizou o que já havia sido falado pelo presidente Zelensky e, também por meio de uma conta no Twitter, alertou que um ataque da Rússia poderia “causar outro desastre ecológico”. O Ministério apontou que o acidente em Chernobyl foi o maior desastre tecnológico já visto e disse que “se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022”.

Entenda o acidente de Chernobyl

O desastre nuclear de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986, próximo à cidade de Pripyat, localizada no norte da Ucrânia. O acidente ocorreu enquanto os funcionários da usina realizavam alguns testes que tinham como objetivo simular a interrupção no fornecimento de eletricidade para saber se os reatores continuariam operando em segurança, mesmo sem energia, até os geradores reservas começarem a funcionar.

Enquanto o teste era realizado, o sistema de resfriamento do reator 4 parou de funcionar, resultando em um aquecimento extremo do núcleo. O calor, por sua vez, causou a explosão do reator. 

A cidade de Pripyat, que ficava próxima à usina, foi altamente afetada pela explosão, sendo exposta a um nível de radiação extremamente alto, muito superior ao nível considerado normal na atmosfera. Desta forma, os moradores precisaram ser retirados com urgência da cidade, deixando tudo para trás. Hoje, Pripyat é uma cidade fantasma.

De acordo com o Instituto de Radiologia de Kiev, 31 pessoas morreram no momento em que o desastre ocorreu, entretanto, após a explosão, inúmeros indivíduos também vieram a óbito em consequência do acidente. Ainda, demais pessoas que foram expostas ao alto nível de radiação desenvolveram problemas na saúde, que também podem resultar em morte.

PUBLICIDADE

RELACIONADAS