Autoridades municipais cobram medidas da CEEE para as faltas de luz

Prefeitos, vereadores e representantes de entidades de alguns municípios da Costa Doce estiveram reunidos nesta quarta-feira, 15 de janeiro, com o diretor executivo da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE, Lucio Prado, em Porto Alegre, cobrando uma ação efetiva do estado em relação às constantes faltas de energia elétrica que têm ocorrido na região desde o início do verão.

A comitiva elencou ao diretor da estatal uma série de problemas ocasionados pela falta de energia e que vem acumulando prejuízos aos usuários, além do stress gerado pela deficiência no serviço.

Entre os problemas apontados a falta de poda e controle da vegetação próxima à rede de distribuição foi destacado como uma das principais causas para a interrupção do fornecimento de energia, visto que os temporais de verão acompanhado de vento forte derrubam árvores e/ou galhos sobre os fios.

Outra reclamação foi quanto a falta de investimentos em manutenção das redes que estão velhas e visivelmente desgastadas, o que contribui para o colapso no sistema.

Prado garantiu que a companhia está montando um plano estratégico para o enfretamento imediato do problema, o que inclui a melhora na comunicação dos usuários com a CEEE através da divulgação de canais de mensagens vias SMS e a criação de um número de WhatsApp, que possa agilizar a identificação do problema e melhorar o tempo de resposta.

Quanto a deficiência do sistema o diretor afirmou que a companhia tem operado com um déficit bilionário o que impede investimentos em melhorias estruturais neste momento e que por isso o Estado está trabalhando em um plano de privatização da CEEE que deverá ir a leilão até o final de 2020.

A reunião foi agendada pelo gabinete do deputado federal Covatti Filho, atual secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que fez o convite a 13 municípios da Costa Doce, onde o problema é latente. Participaram o prefeitos Jair Machado, de Barra do Ribeiro, Sergio da Costa, de Cerro Grande do Sul, Silvio Rafaeli, de Tapes, os vereadores Mateus Romeira e Diogo Vaz, de Barão do Triunfo, Aroldo Lopes, de Cerro Grande do Sul, Ronivan Braga, de Amaral Ferrador, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaquã, Lindomar Bergmann, o coordenador regional do gabinete da deputada Silvana Covatti, Rodrigo Warlet Machado, o suplente de deputado Aníbal Ribas e o presidente do IP-Saúde, Marcus Vinicius Almeida.

Atualizada às 13h30min

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: