A avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”, que visa aferir o aprendizado dos estudantes no ano de 2020, bem como avaliar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas para 2021, começou a ser realizada na segunda-feira, 24 de maio, em todas as 2,4 mil escolas da Rede Estadual.

Os testes, que estão sendo aplicados presencialmente nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, estão ocorrendo de forma escalonada e em regime de revezamento conforme os protocolos sanitários até o dia 11 de junho.

Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais.

Depois da avaliação diagnóstica, será feita uma avaliação amostral, a fim de identificar os ganhos e as perdas de aprendizagem que ocorreram na educação como consequência da pandemia.